Categorias
NOVIDADES

EVENTOS Orquestra La Salle se apresenta no Campo de São Bento

13599962_368998596557487_3518190351654918013_n

Serviço:

Orquestra La Salle em única apresentação no Campo de São Bento

Dia 24 de Julho, a partir das 11h

Campo de São Bento – Icaraí

 

No próximo dia 24 (domingo), às 11h, a pista de patinação do Campo de São Bento, em Icaraí, receberá os cerca de 100 integrantes da Orquestra La Salle, para uma apresentação gratuita, em comemoração aos 59 anos de fundação do grupo. E para esse show comemorativo, os jovens e talentosos músicos lassalistas estão preparando um repertório bem eclético, que irá do clássico ao popular, passando por grandes nomes nacionais e internacionais como Beethoven, Tom Jobim, George Gershwin, Luiz Gonzaga, Beatles e Caetano Veloso.

Referência musical em Niterói e cidades vizinhas, a Orquestra La Salle é uma atividade cultural gratuita, oferecida aos alunos do Colégio La Salle Abel. Fundada em 1957, pelo então maestro Pedro Motta (avô do atual maestro Henrique Manso Junior), a Orquestra vem, desde então, inovando em seus espetáculos, com uma formação diferenciada e um repertório variado, tendo como um de seus pilares a valorização da música brasileira, por meio de novos arranjos.

A Orquestra contribuiu diretamente para a formação musical de diversos artistas do cenário nacional. E nessas quase seis décadas, já se apresentou em mais de 200 cidades brasileiras como Brasília, Curitiba e Porto Alegre, além de ter gravado dois CDs e dois LPs.

Foi em 1988, que o maestro Henrique Manso (pai do atual regente) assumiu a Orquestra, assessorado pelo seu filho até 2008, quando Henrique Manso Junior assumiu a direção. No decorrer do trabalho desenvolvido, a direção do La Salle Abel sempre apoiou a atividade extraclasse de forma direta e estrutural.

Atualmente, a atividade conta com cerca de 100 alunos (de 06 a 18 anos), que vão do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. E também com outro grupo formado por ex-alunos e pais de estudantes. Toda a proposta de trabalho oferecida hoje foi atualizada pelo maestro Henrique Manso Junior, que trouxe sua experiência musical, aprimorando e modernizando a metodologia aplicada, e conquistando um resultado integrado no desenvolvimento musical e pessoal dos alunos.

A formação atual da Orquestra La Salle conta com flauta doce, flauta pífano, flauta transversa, saxofone alto, saxofone tenor, trompete, violão, guitarra, baixo, teclado, bateria e percussão, além de alguns cantores.