Categorias

EVENTOS Orquestra de Cordas da Grota se apresenta pelo projeto Sarau no Solar

1567_flyerServiço

Orquestra de Cordas da Grota
Sarau no Solar
Data: Domingo, 26 de julho de 2015
Horário: 17h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223

A Orquestra de Cordas da Grota se apresenta no Solar do Jambeiro, no domingo, dia 26 de julho de 2015, às 17h, em mais uma edição do Projeto Sarau no Solar. O conjunto, que tem como objetivo a intervenção sociocultural na vida de jovens através da música, comemora 20 anos de existência, valorizando a arte e a estética como forma de expressão, construção de saber, formação de vínculos sociais, fortalecimento da autoestima e desenvolvimento de habilidades.

Sob a direção de Márcio Salles, Lenora Mendes e a regência do maestro Nayran Pessanha, o contato com o trabalho de mestres como Bach, Haendel e Vivaldi, aliado ao aprendizado de flauta doce, violino e outros instrumentos de sopro e cordas, têm possibilitado aos jovens da comunidade apresentações para diversos públicos, trazendo uma nova experiência em concertos clássicos, com repertórios variados de diversos compositores eruditos.

Orquestra de Cordas da Grota

A Orquestra de Cordas da Grota faz parte de um projeto voltado para a promoção de cidadania através da cultura, da arte e da educação: o Espaço Cultural da Grota. Fundado em 1983, o Espaço é uma organização da sociedade civil, sem fins econômicos, localizada na comunidade da Grota do Surucucu, em São Francisco, na cidade de Niterói.

O objetivo inicial era apenas transmitir conhecimento musical, mas, juntamente com a música, vieram novos olhares sobre cultura geral, geração de renda e diferentes perspectivas de futuro. Além de realizar apresentações no Brasil, nesses 20 anos de projeto, os alunos também tiveram a chance de realizar concertos também em Nova Iorque e em países como em Portugal, Panamá, Nicarágua, Costa Rica, Honduras e Belize.

Esse trabalho vem se destacando em reconhecimentos e premiações: em 2008, o Espaço recebeu o Título de Utilidade Pública concedido pela Prefeitura de Niterói, além do Prêmio da Cultura – Música Erudita, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, em 2009. Em 2011, recebeu do município de Niterói o Título de Patrimônio Imaterial da Cidade. E, em 2013, seu projeto social ganhou o Prêmio Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil.

Através desse trabalho de musicalização, centenas de crianças e jovens têm tido acesso à teoria e prática musical, o que estimula a criatividade e amplia os domínios da motricidade, proporcionando acesso também a um repertório erudito, que traz a cada um deles o contato com a história e a arte, além de um domínio de regras e condutas que serão úteis não só para as atividades musicais, mas também para outras atividades profissionais de suas vidas.