Categorias

O QUE FAZER? O infantil “Um herói fanfarrão e sua mãe bem valente” chega ao Municipal

 

O-heroi-fanfarrao

     A Cia Melodramática traz o espetáculo infantil “Um Herói Fanfarrão e sua Mãe bem Valente” para o Teatro Municipal de Niterói. A peça fica em cartaz de 09 a 17 de maio de 2015, sempre às 16h, aos sábados e domingos. Por meio do exercício de contação de histórias, navegando entre a narração e a atuação, a peça é baseada em um conto finlandês, contado pela renomada autora Ana Maria Machado. Os ingressos custam R$ 30 reais e a classificação indicativa é livre.

“Um herói fanfarrão e sua mãe bem valente” conta a história do herói Ahti Lemminkainem, que faz um pacto com sua esposa de não mais guerrear se ela não sair mais para dançar. Mas, em uma determinada noite em que ele havia ido caçar, sua esposa esqueceu-se do trato e foi para uma festa. Quando retorna, o herói decide viajar para Lapônia e conquistar uma nova esposa. A mãe da nova pretendida é uma bruxa e o incumbe de uma terrível missão. A trama trata das diversas peripécias de Ahti, que acaba precisando muito da ajuda de sua mãe.

Cia Melodramática

Diversas experiências são associadas ao melodrama, que tem vocação para o diálogo com outras formas e possui certa frouxidão em seus limites de definição. Pode-se presenciar montagens importantes na cena teatral contemporânea inspiradas no universo melodramático. A Cia Melodramática identificou uma estreita relação entre o universo infantil e o melodrama, e por este motivo idealizou a livre adaptação para o teatro deste texto, um conto finlandês recontado por Ana Maria Machado.

Com direção de Paulo Merísio, a peça foi construída brincando com o exercício de contação de histórias, navegando entre a narração e a atuação. Parte-se de uma estrutura “kafkiana” de escritório, em que um grupo de funcionários está emerso em trabalhos burocráticos. Com a chegada no malote de um livro em que está publicada a saga de Ahti Leminkainem, o universo de tonalidades pastéis explode em várias cores na medida em que o funcionário que a recebeu passa a contar a história.

O elenco é composto por Juliana Aquino, Leonardo Vasconcelos, Lucimar Ferreira, Marcio Antunes, Virgínia Castellões e Wesley May.

Serviço
“Um herói fanfarrão e sua mãe bem valente”
Teatro Infantil – Cia Melodramática
Datas: 09 a 17 de maio de 2015
Horário: Sábados e domingos, às 16h
Ingressos: R$ 30
Duração: 50 min
Classificação etária: Livre
Teatro Municipal de Niterói – Salão Nobre  Rua XV de Novembro, 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624