Notícias
Números de roubos em coletivos dobram em Niterói
Andar de ônibus não está nada seguro em Niterói. De acordo com levantamentos realizados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, o número de assaltos em coletivos da cidade praticamente dobrou no período de um ano.
Segundo o ISP, num comparativo de janeiro de 2013 com o desse ano, os crimes em coletivos foram de 40 registros em 2014 contra 21 em 2013, o que representa aumento de 90%.
Em todos os setores- Mas não foram só em ônibus que a violência em Niterói aumentou. Os dados atestaram também o preocupante crescimento referentes a crimes como roubo a transeunte, a estabelecimentos comerciais, furto e roubo de veículos.
De acordo com o ISP, foram registrados em janeiro deste ano 316 ocorrências de roubo a pedestres, contra 216 em janeiro de 2013, um crescimento de 46,2%. O número de roubo de veículos cresceu quase 40% no período, passando de 112 para 156. Os assaltos a estabelecimentos comerciais passaram de 29 para 38 e o de furto de veículos teve aumento de 6%. Este ano, 123 proprietários registraram queixa na delegacia após não encontrarem seus veículos nos locais onde haviam estacionado.
Através desses números pode-se apontar quais foram as regiões de Niterói onde cada crime mais cresceu. Por exemplo, em 2014, o lugar que mais sofreu com o roubo de veículos foi a Zona Norte – área de atuação da 78ª DP (Fonseca), com 63 casos. No ano passado, em janeiro registrou, na mesma localidade, 28 ocorrências.
Já o índice de roubo a transeunte é liderado pela região de Icaraí, na Zona Sul. Esse ano foram 79 assaltos registrados. Em janeiro de 2013, quem liderava o ranking era o Centro de Niterói, da 76ª DP, com 83 casos; Icaraí registrou 62 boletins. O roubo de aparelho celular também tem Icaraí como líder nos dois anos consecutivos.
Os bairros de Jurujuba, São Francisco, Sapê e Largo da Batalha foram as localidades que mais sofreram com o roubo a estabelecimento comercial. Do total de 29 ocorrências em todo o município, a 79ª DP (Jurujuba) foi procurada 9 vezes por comerciantes assaltados.