fbpx
Acesse nossas Mídias
medico

Notícias

Novo módulo do Médico de Família chega ao Engenho do Mato

Compartilhe

A presidente da Fundação Municipal de Saúde, secretária Gisela Motta de Miranda, entregou aos moradores do Engenho do Mato, Região Oceânica de Niterói, o novo módulo do Programa Médico de Família, Willian Soller, substituindo o antigo prédio localizado em frente à praça do bairro, e unindo as equipes básicas em um único espaço. Além de ter um espaço maior, o novo prédio vai possibilitar a ampliação do trabalho desenvolvido pelas equipes, garantindo maior resolutividade às ações de saúde.

“A comunidade do Engenho do Mato vem apresentando um crescimento populacional intenso. Mostra-se como uma região que ainda traz resquícios de zona rural, porém, a cada ano, manifesta mudanças nesse perfil. O aumento do comércio local e do número de carros, ônibus e casas é notório. O tráfego e seus riscos se assemelham aos das áreas urbanas, o que nos levou a pensar em uma nova estrutura modular para a antiga unidade”, argumentou a secretária.

O módulo Médico de Família do Engenho do Mato foi inaugurado em 1994, com quatro equipes básicas, formadas por um médico e um técnico de enfermagem cada uma. Na época havia cobertura de cerca de 80% da população do bairro, quando foram cadastrados quase 5.500 moradores.  Com o aumento demográfico, de acordo com o Censo 2000 do IBGE, houve necessidade da inclusão de mais três equipes básicas, que cadastraram 4.000 moradores. Na época, havia os Módulos Engenho I e II, com 9.500 usuários cadastrados. Há um ano, acompanhando as necessidades da região e as transformações sócio-demográficas, as equipes foram ampliadas para atender esses usuários. Atualmente o novo módulo conta com seis equipes básicas, dois enfermeiros e 12 Agentes Comunitários de Saúde.


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Notícias

Topo
Precisa de ajuda?