fbpx
Acesse nossas Mídias

Notícias

Niterói vacina contra gripe idosos com 70 anos ou mais

Niterói vacina contra gripe idosos com 70 anos ou mais

Compartilhe

Profissionais de saúde com 40 anos ou mais também serão imunizados

A Prefeitura de Niterói iniciou nesta segunda-feira (25) a aplicação da vacina contra a Influenza (gripe) em idosos a partir de 70 anos e profissionais de saúde com 40 anos ou mais.

A imunização estará disponível em quatro policlínicas: Vital Brazil, Barreto, Itaipu e São Lourenço, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, com entrada até as 16 horas.

Para receber a dose da vacina contra a gripe, o idoso precisa apresentar identidade, CPF e cartão de vacinação. Já o profissional de saúde, além desses documentos, é necessário comprovante profissional.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, alerta para a importância da imunização.

“É importante que as pessoas que fazem parte do público alvo se protejam dos vírus da influenza e reduzam o número de internações, complicações e mortes em decorrência de infecções”, destaca Rodrigo.

A vacina da Influenza precisa ser tomada todo ano, já que a composição é atualizada com os tipos (cepas) que mais circulam pelo mundo. Os sintomas da gripe podem evoluir para complicações como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), pneumonias e agravamento de outras doenças.

A Gripe é uma doença séria e em alguns casos pode levar a óbito. Os idosos possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da doença.

Gripe

A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente, é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Os vírus Influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem três tipos de vírus Influenza: A, B e C. A influenza C causa infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. Os tipos A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus Influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Quarta dose contra Covid-19

A quarta dose ou segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19, permanece sendo aplicada em idosos a partir de 80 anos, com intervalo de quatro meses da terceira dose (primeira dose de reforço). A imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, com entrada até as 16 horas, nas policlínicas do Vital Brazil, Barreto, Itaipu e São Lourenço.

Para receber a imunização é preciso apresentar identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante das doses anteriores. A imunização estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, com entrada até as 16 horas.

Confira os locais de vacinação:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.

Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.

Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré, s/nº, Itaipu.

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº, São Lourenço.


Fotos: Luciana Carneiro

Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Notícias

Topo
Precisa de ajuda?