Categorias
NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Niterói recebe nota máxima de agência internacional de classificação de risco

Foto: Leonardo Simplício

A agência de classificação de risco, Standard & Poor’s Global Ratings, divulgou na última terça-feira (1°) que Niterói possui a nota de crédito mais alta em sua escala nacional: brAAA, com perspectiva estável. A avaliação da agência internacional é de que “apesar dos significativos choques externos temporários, a cidade se recuperará gradualmente até 2021 e manterá sólidos resultados e políticas fiscais prudentes”.

De acordo com o relatório divulgado “Niterói reservou prudentemente royalties de petróleo nos últimos anos, especialmente através de seu Fundo de Equalização da Receita, o que lhe permitiu lidar com os atuais choques externos”.

A Standard & Poor’s classifica todos os países do mundo, governos e as empresas mais relevantes em um sistema de notas que vai de D a AAA. A graduação mais baixa é a D, que está situada na categoria de risco alto de inadimplência, juntamente, em ordem crescente, com as notas C, CC, CCC. Em seguida são atribuídas as notas da categoria de especulação, em ordem crescente, B-, B, B+, BB-, BB e BB+, que formam o grupo especulativo.

Com 28 escritórios em todo o mundo e uma história de mais de 150 anos, a Standard & Poor’s é uma agência internacional que publica análises e pesquisas sobre o mercado de ações e o mercado de títulos públicos e privados.