Acesse nossas Mídias

Notícias

Niterói lança aplicativo para agendamento de castrações e adoção de animais

Compartilhe

A Coordenadoria Especial de Direitos dos Animais da Prefeitura de Niterói, com apoio do vereador Leandro Portugal (PV), que tem diversos projetos em prol da defesa animal no município, lançou nesta sexta-feira (3), o aplicativo Niterói Animal. Na plataforma será possível agendar cirurgias e também adotar cães e gatos.

Os agendamentos poderão ser feitos a partir do dia 10, às 10h, quando a Coordenadoria iniciará a campanha Setembro e Outubro Felino, na qual serão disponibilizadas 500 vagas para esterilização somente de gatos (250 para machos e 250 para fêmeas).

Entre as funcionalidades, o aplicativo, que estará disponível para baixar nas lojas do Google e da Apple, permitirá o agendamento para esterilização de forma intuitiva, com escolha das opções pré-determinadas; protocolo para identificação segura e controle de agendamento/procedimento; notificação com lembrete sobre o dia da cirurgia; controle para o usuário cancelar procedimentos. Em caso de cancelamento, a vaga volta ao sistema para ser aproveitada por outro usuário.

Após instalar o aplicativo, o usuário faz o cadastro na plataforma para ter acesso à área de agendamento de castração. O app também terá uma galeria de fotos de animais que estão disponíveis para adoção, com informações detalhadas sobre os bichinhos. Os interessados podem acessar e fazer contato direto com os protetores responsáveis pelos animais.

O dispositivo será, ainda, uma ferramenta importante para o município alimentar um banco de dados com agendamentos totais por espécie e gênero, cancelamentos ou faltas, procedimentos realizados totais, por espécie e gênero, idade e bairro de residência dos tutores.

Com intuito de proporcionar praticidade a população, o vereador Leandro Portugal (PV), relatou que muitas demandas foram enviadas ao seu mandato devido ao congestionamento nas linhas telefônicas nos dias das inscrições.

“Hoje daremos um passo essencial na luta pela causa animal de Niterói. Recebemos muitas demandas de pessoas que tentavam se cadastrar para a castração no CCPAD, através dos números disponibilizados, e se deparavam com as linhas ocupadas devido ao congestionamento das mesmas. Na minha breve passagem como secretário de Meio Ambiente, tive a oportunidade de tocar essa pauta com a ajuda do atual secretário Rafael Robertson e do coordenador da Proteção Animal, Marcelo Pereira. Acreditamos que com o aplicativo, vamos suprir essa demanda e os todos os animais poderão ser atendidos”, declarou Leandro Portugal.

De acordo com o coordenador de Proteção Animal, Marcelo Pereira, a tecnologia é um dos principais pilares para a funcionalidade para ajudar na proteção animal.

“O aplicativo veio para modernizar e agilizar o processo de inscrições de castração. Inicialmente também teremos informações de adoção e, em breve, serão disponibilizadas mais funcionalidades para ajudar na proteção animal de Niterói, como por exemplo a divulgação de animais desaparecidos com localização. Temos que usar a modernidade a nosso favor”, explica o coordenador de Proteção Animal, Marcelo Pereira.

O sistema só poderá ser usado por moradores de Niterói. No momento do cadastro, haverá checagem do CEP junto aos Correios.


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Notícias

Topo