Niterói é a primeira cidade do estado a receber eMuseu Itinerante do Esporte
O prefeito de Niterói, Axel Grael, participou da abertura da visitação ao eMuseu do Esporte.
Niterói é a primeira cidade do estado a receber a carreta que ficará estacionada na Concha Acústica até quarta-feira (22), depois segue para outras oito cidades, até março de 2022.
O caminhão tem 13 galerias virtuais permanentes e 11 exposições. Tudo funcionando em 24 ambientes diferentes, numa plataforma 3D.
O equipamento oferece uma exposição interativa de forma imersiva, através do uso de simuladores de skate, bicicleta e surfe, além de um holograma de Magic Paula, uma das maiores jogadoras de basquete de todos os tempos.
O prefeito afirmou que é um privilégio para a cidade ter sido escolhida para estrear o projeto:
“É um prazer para Niterói receber o museu. Essa é uma exposição que agrega tecnologia, com grandes oportunidades, para que jovens conheçam nomes do esporte e possam ter mais informações sobre como praticar várias modalidades,” disse Axel Grael.
Surfista profissional e campeão mundial da etapa do CT França, o niteroiense Ricardo Tatuí, disse que o projeto é muito importante para a formação de novos atletas.
“É fundamental pois incentiva a garotada, que não tem muito acesso aos esportes, disponibilizando muito conteúdo e informação. O que é essencial para atrair essas pessoas”, destacou Tatuí.
O projeto do eMuseu do Esporte é patrocinado pela Enel Distribuição Rio, em conjunto com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do governo estadual, e conta com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niterói.
A iniciativa foi criada pela start-up Gama Assessoria em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), por meio da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais e Cooperativas Sociais (Itecs).
A visitação ao eMuseu é gratuita, das 10h às 17h.