Notícias
Niterói comemora Dia de São Pedro com Grande Festa em Jurujuba
Nessa sexta-feira, 29 de junho, é dia de São Pedro. E para comemorar a data do padroeiro dos pescadores, Niterói novamente realizará a tradicional procissão marítima com barcos ornamentados em Jurujuba, principal centro da pesca na cidade. Realizada há 114 anos, a Festa de São Pedro é considerado o maio evento religioso do município, atraindo cerca de 90 mil pessoas por ano, durante os quatro dias de celebração.
A programação cultural da festa começa nesta quinta-feira, 28, às 19h, e vai até o dia 1º de julho, domingo. Após a missa das 9h, celebrada na igreja de São Pedro, os fiéis seguirão a pé, carregando imagens do santo padroeiro, até o ancoradouro de Jurujuba, de onde partirá a procissão marítima, às 11h. À noite evento contará também com apresentações de bandas a partir das 21h.
Já na sexta, dia oficial do santo, haverá o ponto alto das comemorações, com a alvorada festiva e salva de tiros, a partir das 6h. Às 9h, será realizada a missa campal, na Igreja de São Pedro. Em seguida acontecerá a procissão até o ancoradouro para que a imagem do santo padroeiro seja embarcada e siga em procissão marítima, que vai passar pelas praias da enseada de São Francisco, Icaraí, Flechas e Boa Viagem.
De acordo com a organização da festa, o público poderá também se deliciar com um festival de frutos do mar, com pratos especiais, criados pelos restaurantes locais durante toda a programação. Para garantir o conforto e a segurança, haverá um esquema especial de transporte. Serão disponibilizados estacionamentos na entrada do evento para facilitar o trânsito de pedestres. Já os moradores receberão um selo especial de acesso ao bairro.
