Agenda
Niterói abre primeira edição dos Jogos Universitários com mais de 1.200 estudantes
Cerimônia reúne representantes de mais de 26 atléticas da cidade no CT Niterói Joga em Rede
Niterói viveu um marco para o esporte universitário e para a juventude da cidade, com a realização da cerimônia de abertura dos Jogos Universitários de Niterói (JUN). O evento aconteceu no CT Niterói Joga em Rede — equipamento da Prefeitura de Niterói — e reuniu mais de 1.200 estudantes universitários, representantes de mais de 26 atléticas da cidade, lideranças acadêmicas, autoridades públicas e convidados especiais, marcando o início oficial da primeira edição do campeonato.
A cerimônia marcou o início oficial das disputas esportivas e reuniu estudantes de diferentes universidades em um ambiente de integração, celebração e espírito esportivo. O campeonato conta com apoio da Prefeitura de Niterói e será realizado ao longo das próximas semanas com a participação de atléticas de toda a cidade.
Idealizado pela Liga das Atléticas de Niterói, o JUN nasce com a proposta de consolidar um novo capítulo para o esporte universitário no município, reunindo competição, integração, entretenimento e valorização da juventude universitária em uma estrutura inédita na cidade.
Durante a cerimônia, as atléticas realizaram suas entradas oficiais representando cursos de graduação e universidades de toda a cidade, em um momento marcado pela participação ativa das torcidas, baterias universitárias e delegações acadêmicas. O evento também foi marcado pelos discursos das lideranças presentes, reforçando o papel do esporte universitário na construção de políticas públicas voltadas para a juventude.
Também estiveram presentes o subsecretário municipal de Esporte e Lazer, Zeca Azevedo; o vice-reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Fabio Passos; autoridades municipais, representantes institucionais e lideranças ligadas ao esporte, à educação e à juventude.
Clima de competição – Entre as atléticas, o clima era de animação e expectativa para o início das competições. Aluno de Química da Universidade Federal Fluminense (UFF), Hugo Wermelinger destacou a dedicação da equipe para os jogos.
“Somos uma atlética pequena, então temos um número reduzido de atletas inscritos, mas vamos dar o máximo dentro da quadra para tentar conquistar a competição”, afirmou.
Já a estudante de Turismo da UFF Íris Andrade ressaltou a importância da valorização do esporte universitário no município.
“O que mais anima na abertura é ser um desfile. Há muito tempo os Jogos Universitários não são valorizados e ver a Prefeitura de Niterói valorizando isso, principalmente internamente, é muito legal”, disse.
Fotos: Marcio Sili e Júlia Ribeiro

















