Acesse nossas Mídias

Notícias

Niterói abre 450 vagas para castração gratuita de cães e gatos

Niterói abre 450 vagas para castração gratuita de cães e gatos

Compartilhe

No próximo dia 28 de maio, a partir de 9h, o Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), abrirá inscrições por telefone, para o cadastramento de interessados na castração gratuita de cães e gatos. Serão disponibilizadas 450 vagas.

Em função da pandemia, para evitar aglomerações, o cadastramento só poderá ser feito por telefone. Os responsáveis pelos animais precisam ser moradores de Niterói e maiores de 18 anos. Cada tutor terá direito a castrar até dois animais. Este ano, já foram realizados 730 procedimentos de esterilização em Niterói.  

“As linhas telefônicas estarão liberadas no dia 28, a partir das 9h. A cada período de inscrição a procura é muita grande. Isso demonstra que a população está mais consciente sobre a importância da castração”, explica Marcelo Pereira, coordenador de Direitos dos Animais da Prefeitura de Niterói.

CADASTRAMENTO

Para iniciar o cadastramento e confirmar o agendamento, o interessado deverá ligar para os números (sexta 28/05, a partir de 9h): (21) 3067-8569, (21) 2626-2782 ou (21) 2722-9901.

Após o cadastro, o segundo passo será comparecer ao CCPAD (Rua Luís de Matos, 105, Fonseca), no dia informado durante a agendamento, para entregar os seguintes documentos, originais e cópias: Identidade, CPF e comprovante de residência atualizado de Niterói em nome do responsável pelo animal. Com a entrega da documentação, a inscrição estará efetivada e será marcada a data da cirurgia.

‘’A Castração é a solução para reduzir os maus tratos. E essa é uma luta que tenho orgulho de ter abraçado, e que vem ajudando a tantos animais de Niterói. Assim como as castrações pelo CCPAD, também conseguimos aprovar o Castramóvel, poderá atender toda a população, sobretudo as áreas mais carentes’’, afirma o vereador Leandro Portugal (PV).

A entrega dos documentos só poderá ser feita pela pessoa que se cadastrou, não sendo permitida a terceiros. Após o preenchimento das vagas, o cadastramento será encerrado. Não haverá reserva nem lista de espera. Para ser contemplado pelo programa, o animal precisa ter mais do que 4 meses e menos do que 6 anos; ter menos do que 25 quilos; não ser obeso e nem extremamente magro; não ser braquicefálico (focinho achatado, como por exemplo cães das raças Pug, Buldogue Francês, Shih Tzu, Boxer, entre outras, e gatos das raças Persa e exóticos).

Aplicativo

A partir do mês de agosto um aplicativo de celular estará disponível como opção para marcação de castração gratuita e facilitar a vida dos moradores da cidade que querem cuidar de seus bichinhos. A novidade lançada pela Prefeitura de Niterói será orientada pela Coordenadoria Especial dos Direitos dos Animais (Ceda), vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS).

O aplicativo para agendamento de castrações poderá ser baixado por todos os smartphones com sistemas Android ou IOS. O sistema só poderá ser usado por moradores de Niterói. No momento do cadastro para castração gratuita, haverá checagem do CEP junto aos Correios.

Entre as funcionalidades, o aplicativo irá disponibilizar agendamento para esterilização de forma intuitiva, com escolha das opções pré-determinadas; protocolo para identificação segura e controle de agendamento /procedimento; notificação com lembrete sobre o dia da cirurgia; controle para o usuário cancelar e/ou reagendar procedimentos. Em caso de cancelamento, a vaga volta ao sistema para ser aproveitada por outro usuário. Os usuários cadastrados no aplicativo também terão acesso a informações sobre quantidades de vagas para esterilização, trazendo transparência para a população e controle aos administradores.

O dispositivo também será uma ferramenta importante para o município alimentar um banco de dados com agendamentos totais por espécie e gênero, cancelamentos ou faltas, procedimentos realizados totais, por espécie e gênero, idade e bairro de residência dos tutores.


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Notícias

Topo