Acesse nossas Mídias

Música Antiga da UFF lembra Natal como festa popular na Idade Média

Agenda

Música Antiga da UFF lembra Natal como festa popular na Idade Média

17 de dezembro de 2017
Domingo – 10h30
Cine Arte UFF
Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí – Niterói/RJ
Ingressos: R$ 14 | R$ 7 (meia)
Classificação etária: Livre

Música Antiga da UFF lembra Natal como festa popular na Idade Média, entre cristãos e não cristãos

O Natal, durante a Idade Média, tornou-se uma festa tão popular, que passou a ser celebrada mesmo pelos não cristãos. Ao longo dos séculos é possível constatar um grande intercâmbio entre o sagrado e o profano, com o teatro, a dança e a música de origem secular passando a fazer parte das comemorações natalinas.
As peregrinações tornaram-se cotidianas na vida das pessoas que buscavam o divino e alguns objetos se transformavam em relíquias sagradas. As Cantigas de Santa Maria, escritas pelo rei Afonso X, descrevem diversos milagres que ocorreram nas rotas de peregrinação e nos monastérios medievais. O Livro Vermelho de Montserrat nos chega como um importante manuscrito, com músicas e danças executadas por romeiros e transformadas pelos monges em canções religiosas, onde a figura da Virgem Maria ganha grande destaque como intercessora entre Deus e os homens.
São Francisco, no século XIII, já usava a música profana no ofício formal e o fazia de maneira singela, resultando em uma síntese do sentimento religioso e da emoção lírica. O Santo não abandonou suas raízes trovadorescas e tornou-se o jogral de Deus, pregando a beleza do mundo e servindo à “Dona Pobreza”. Começou com ele e seus seguidores, a representação dos presépios e a devoção ao Menino Jesus. Cantando e compondo Laudes em honra de Deus e da Virgem, associou a prece ao canto e à expressão teatral.
Através dos tempos, uma infinidade de canções e danças nos contam e recontam o nascimento de Cristo, anunciam a Estrela de Belém, citam o Presépio, os animais do estábulo, os pastores, a visita dos Reis Magos e dos Anjos que cantam: “Paz na Terra”.

Programa :

 Polorum Regina – Anônimo séc. XIV
Saltarello – Anônimo séc. XIV
Da Ciel venne – Anônimo séc. XIV
Cuncti simus concanentes – Anônimo séc. XIV
Verbum Caro – Anônimo séc. XIII
O Virgo – Anônimo séc. XIV
Loar devemos a Virgem – Afonso X séc. XIII
Verbum Patris – Anônimo séc. XIII
Imperayritz – Anônimo séc. XIV
Madre de Deus – Afonso X séc. XIII
Pois que dos Reis – Afonso X séc. XIII

Fazem parte do conjunto Música Antiga :

Leandro Mendes
Lenora Pinto Mendes
Mario Orlando
Márcio Paes Selles
Virgínia Van der Linden

Continuar Lendo
Anúncio
Comentários

Mais Agenda

Previsão do Tempo

Topo