Categorias

Museu do Ingá apresenta exposição sobre o carnaval carioca

Faltando pouco mais de 10 dias para o início do carnaval, o Museu do Ingá preparou uma grande homenagem à maior festa popular do mundo. A partir desse próximo sábado, 02 de fevereiro, o local apresentará a exposição  “Deuses da Folia”, que traz toda a essência do carnaval carioca e sua rica história.

A exibição aborda duas manifestações do carnaval de rua que ajudaram a moldar, tanto no início do século XX, quanto no auge da ditadura militar brasileira, os rumos da folia carioca. A apresentação trará fotos do tradicional bloco Cacique de Ramos, de autoria de Carlos Vergara, e cerca de 40 aquarelas feitas pelo figurinista do rancho carnavalesco Ameno Resedá, Amaro Amaral, a maior parte do ano de 1913. Essas últimas são do acervo do museu e foram restauradas pela equipe do Laboratório de Conservação (Lacon) da Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura.

Amante confessa de carnaval, a recém-empossada diretora do museu , Daniela Name, contou que sua intenção é dar visibilidade a duas diferentes épocas da folia de rua no Rio de Janeiro.

“São momentos políticos muito diferentes e sonhos diferentes. Mas os dois são revolucionários. O Ameno, de 1907, foi uma agremiação que revolucionou a estrutura do desfile, adiantando o que seriam as atuais escolas de samba. Já o Cacique promoveu uma revolução social e musical, pelo conceito de que todos somos ‘caciques’ e por ter sido berço de sambistas de peso, como o grupo Fundo de Quintal, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, entre outros”, explicou Daniela.

A exposição contará também com peças históricas, como o primeiro estandarte empunhado pelos integrantes do Ameno, no desfile de 1908, e alguns troféus que o rancho recebeu de jornais da época, pelos desfiles bem-sucedidos.

Serviço – A exposição “Deuses da Folia” fica em cartaz no Museu do Ingá (Rua Presidente Pedreira, 78, Ingá), até 31 de março, de terça a sexta-feira, das 11h às 17h, e aos sábados e domingos, das 13h às 17h, com entrada gratuita.