Acesse nossas Mídias
campanha combate coronavirus

Notícias

Mulheres em risco terão sala de atendimento exclusivo no Plaza Shopping

Mulheres em risco terão sala de atendimento exclusivo no Plaza Shopping

Compartilhe

Espaço da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) de Niterói será inaugurado hoje 

A Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) de Niterói inaugura hoje em parceria com o Plaza Shopping Niterói, mais um espaço de atendimento à mulher. A sala, receberá o nome de Núcleo de Atendimento à Mulher, terá um espaço exclusivo no shopping, localizada no L4.

O horário será de segunda a sábado, das 12h às 18h. A sala  de atendimento é um ponto estratégico, com intuito em receber mulheres em situações vulneráveis ou de violência de forma segura.  

Fernanda Sixel, coordenadora da Codim, explica que a parceria com o Plaza Shopping Niterói se deu após a necessidade de ter um local seguro em um ambiente democrático para apoio ao combate de violência contra a mulher. 

“A Coordenadoria vem buscando ações em conjunto com o Plaza e conversando para somarmos forças contra o feminicídio em Niterói. O shopping é um local de bastante movimento e de fácil acesso às mulheres para buscarem ajuda. A Codim vem trabalhando também, desde o início do ano, em projetos que acolham a mulher. Recentemente, conquistamos o nosso programa do Hotel de Passagem, que foi aprovado pelo prefeito Axel Grael, e o Auxílio Social, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Vereadores” ressalta Fernanda. 

O espaço foi cedido pelo Plaza, sem nenhum custo à Coordenadoria, e contará com uma funcionária da Codim, em regime de escala. Além disso, a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres vai fazer um treinamento de três dias para todas as equipes do shopping, para que possam auxiliar no atendimento de forma humanizada e esclarecedora, com o objetivo em romper o ciclo da violência. 

Segundo a Aline Piubel, gerente de Marketing do Plaza Shopping Niterói, “Para nós do Plaza Niterói, é uma grande conquista ter um espaço dedicado à mulher em parceria com o Codim. Temos a convicção de que se trata de uma agenda prioritária e urgente. Ao lado deles, iniciamos um importante momento de escuta ativa sobre o tema e agora iniciamos medidas concretas, para que juntos possamos reforçar os meios de apoio às mulheres”.  

Hotel de Passagem e Auxílio Social

Niterói será o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro a implantar um programa piloto de reserva de vagas em hotéis para abrigar, temporariamente, mulheres em situação de violência. O programa, criado pela Codim, foi aprovado recentemente pelo prefeito Axel Grael. A vaga ficará disponível por um período máximo de 15 dias, assegurando também a cobertura aos dependentes legais e afetivos da beneficiária, que poderão permanecer no hotel, além de manter em sigilo o nome e endereço do local. 

Já o programa de Auxílio Social destinará o valor de mil reais mensais, durante 6 meses e prorrogáveis por mais 6 meses, para as mulheres que estiverem dentro dos requisitos do programa como residir com o agressor e efetuar o Boletim de Ocorrência, além da condição socioeconômica. A prorrogação depende do acompanhamento com a equipe técnica da Codim no nosso Centro Especializado no Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (CEAM). Além disso, serão ofertados cursos de formação e capacitação. 


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Notícias

Topo