Categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mocidade de Icaraí homenageia idealizador do “Projeto Gugu” no carnaval 2020

A campeã do Grupo de Acesso do Carnaval 2019 de Niterói, GRES Mocidade de Icaraí, traz para o carnaval de 2020 o enredo: “ Gugu, tu és o tema e nossa inspiração! A Mocidade aplaude 25 anos de pura emoção”. A homenagem é  ao patrono da FUNCAB, médico ortopedista e professor, Dr. Carlos Augusto Bittencourt Silva, criador do “Projeto Gugu para Terceira Idade”. A iniciativa que começou em 1995, na Praia de Icaraí, reúne atualmente cerca de 5 mil  idosos em aulas de ginástica ao ar livre.

O enredo da Mocidade de Icaraí foi escolhido pelo carnavalesco Flavinho Nunes após reunião com Regininha, esposa de Gugu, e Karla Barcellos, tema do enredo vencedor do carnaval 2019. Segundo o carnavalesco, foi encantador conhecer sobre Gugu e a sua importância para a história de Niterói, tanto na saúde, esporte e eventos como a Festa de Réveillon na Praia de Icaraí.

A azul e branca da Zona Sul de Niterói vem para o carnaval 2020 também com nova presidência do Mestre Chiquinho e da vice-presidente Veronica Souza, e segundo organizadores promete surpreender o carnaval 2020 com muito luxo na avenida, samba no pé e um enredo revolucionário.

O “Projeto Gugu”:

O Projeto Gugu começou há 25 anos na Praia de Icaraí com um tímido grupo de idosas fazendo ginástica. Os núcleos foram surgindo ao passar dos anos e agora reintegra diversos idosos à sociedade melhorando tanto aspectos físicos, psíquicos e sociais. Mas engana-se quem acha que só a terceira idade pode participar, o Projeto Gugu é aberto para qualquer pessoa, de qualquer idade.

O projeto funciona da seguinte maneira: é aberto um núcleo e ali começam, todos os dias, as sessões de ginástica. Os exercícios são apropriados para a terceira idade preparados por professores com experiência em lidar com esse tipo de público. O Projeto Gugu tem ainda núcleos de dança de salão, de teatro e de coral, nos quais qualquer participante pode se integrar.