Categorias
NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Ministério da Saúde convoca profissionais da saúde para o combate ao coronavírus

O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial de hoje (02) a convocação de profissionais da área da saúde para realizar capacitação, em caráter emergencial, para trabalhar pelo Sistema Único de Saúde(SUS) no combate ao coronavírus.

Cerca de 15 categorias como a de Médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, veterinários e profissionais de educação física estão na lista dos convocados.

O texto da portaria informa que a convocação tem como base a “Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial da Saúde em 30 de janeiro de 2020”, e na “Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo coronavírus (COVID-19), declarada por meio da Portaria nº 188/GM/MS, de 3 de fevereiro de 2020”.

Convocação obrigatória:

Segundo a portaria publicada no DOU, os profissionais de saúde devem obrigatoriamente preencher um cadastro online do Ministério da Saúde. Ao final do preenchimento, o profissional receberá um link para fazer um curso à distância de capacitação, com base nos protocolos oficiais de combate ao coronavírus aprovados pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (Coes). O curso também é obrigatório. O profissional que não finalizar o cadastro e o curso de capacitação será reportado ao conselho federal de sua categoria.