Acesse nossas Mídias

Notícias

HUAP é referência no atendimento de violência contra a mulher

Compartilhe

O Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap) é referência no atendimento a mulheres que sofreram algum tipo de violência, contando desde 2002 com o SOS Mulher, programa que faz acompanhamento de vítimas.

O programa é apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFF e vinculado a uma política pública do Governo Federal. O atendimento é por demanda espontânea da mulher ou por encaminhamento de alguma outra instituição, como a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam). Atualmente não é uma condição que a mulher seja referenciada para que possa ser atendida, qualquer uma pode buscar o hospital.

“Porém, até pelo perfil do Antonio Pedro, a demanda maior é de violência sexual, que são os casos de estupro. Hoje, a mulher chega, faz o boletim na emergência e dali mesmo é direcionada para o local de atendimento, onde será acolhida pela equipe multiprofissional, que envolve assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, ginecologistas e farmacêuticos. Por conta do protocolo de violência sexual, logo os exames específicos e as medicações são iniciadas. Não há horário de atendimento certo, porque violência não tem hora para acontecer. A mulher pode chegar a qualquer momento e será recebida”, contou Leila Guidoreni, assistente social do Huap.

De acordo com a assistente social, o atendimento do SOS Mulher não termina no emergencial, há uma continuidade seguindo todos os protocolos do Ministério da Saúde. Em março, início do isolamento social, a Justiça do Rio de Janeiro registrou um aumento de 50% nos casos de violência doméstica.

O Programa SOS Mulher recebe por mês entre cinco e oito mulheres. Porém, mesmo com mais locais de atendimento das vítimas, ainda é muito importante a divulgação dos órgãos e das instituições que oferecem esse serviço específico. As mulheres devem saber que esse atendimento existe, que elas têm esse espaço de acolhimento e que não estão ou não precisam sofrer sozinhas.

Fonte: Jornal A Tribuna


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Notícias

Topo