Categorias

Nascidos entre 1945 e 1965 sofrem mais riscos de terem hepatite c

294274_550178538358320_1518814030_nUma pesquisa feita pela Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH), apontou que pessoas nascidas entres os anos de 1945 e 1965 (48 a 68 anos) devem ter mais cuidados com a doença. De acordo com os dados, as pessoas dessa faixa etária correm cinco vezes mais riscos de estarem contaminadas com a “hepatite C” – doença infecciosa que afeta sobretudo o fígado.

A ABPH aconselha que todas as pessoas nascidas nos períodos dessas duas décadas façam rapidamente um teste de hepatite C. A explicação é que tal geração cresceu numa época em que eram comuns o uso de seringas de vidro eexame transfusões de sangue não testados para a doença, só descoberta em 1989. A associação estima que 3 milhões de brasileiros estão contaminados e não sabem.

O teste de hepatite C é feito por meio de exame de sangue, que detecta a presença de anticorpos contra o vírus no organismo. Caso dê positivo, um outro exame, que analisa o material genético do vírus, é feito. Mais um positivo aponta a necessidade de biópsia do fígado para indicação de tratamento.

Entenda – A infecção do vírus da hepatite C (VHC) acontece por contato sanguíneo. É muitas vezes assintomática, embora a infecção crônica possa levar à fibrose do fígado e por fim à cirrose, que HepCnormalmente só se manifesta passados vários anos. Em alguns casos, os indivíduos com cirrose contraem insuficiência hepática ou cancro do fígado, podendo haver ainda complicações que representam risco imediato de morte, como varizes esofágicas ou gástricas.

O vírus permanece no fígado em cerca de 85% dos casos de infecção. A taxa de sucesso do tratamento situa-se entre os 50 e 80%. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado, embora o vírus normalmente se volte a manifestar mesmo depois do transplante. Estima-se que em todo o mundo cerca de 130 a 170 milhões de pessoas sejam afetadas pela hepatite C.

 

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>