Categorias
NOVIDADES

EVENTOS Feira Virtual para adoção de cães e gatos

Foto: G1

Acontece no próximo sábado (1°), às 14h, uma campanha de adoção virtual realizada pela Prefeitura de Niterói. Em condições normais, as campanhas acontecem no Campo de São Bento, contudo por causa da pandemia desta vez será pelo Facebook da Prefeitura. Ao todo, 10 cães e 12 gatos estarão esperando um novo lar.

Nos últimos três anos, cerca de 1.200 animais foram adotados através destas campanhas realizadas pelo Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), órgão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade.

Para o vereador, Leandro Portugal (PV), a feira online é uma excelente iniciativa pois os animais continuam precisando de amor e cuidados:

“Este evento vai ser de suma importância para os nossos bichinhos que precisam de um lar. Como ainda estamos vivendo um momento de atenção máxima, a iniciativa ajudará para que os animais não sofram mais neste período e encontre carinho e amor o quanto antes,” conta o vereador.

Atualmente, esses animais estão com protetores independente da cidade e serão entregues na casa do adotante, somente em Niterói. Os bichinhos adotados receberão um microchip para identificação.

“Estamos realizando nossa primeira live de adoção, a expectativa é que seja um sucesso. Os tempos são outros e, como não podemos realizar a campanha presencial neste momento, optamos pela feira de adoção virtual. O que não podemos é deixar nossos amigos sem bons lares”, afirmou Marcelo Pereira, coordenador de Proteção Animal da Prefeitura de Niterói.

Processo de adoção:

Para adotar é preciso ser maior de 18 anos, apresentar original e cópia da carteira de identidade e CPF, além de comprovante de residência. Será feita uma breve entrevista com a protetora responsável pela adoção, através de chamada de vídeo, que servirá para verificar as condições em que o animal vai permanecer após ser adotado. O objetivo é avaliar o local onde os bichos vão morar para garantir que ele terá um lar seguro.

Se o candidato for aprovado, será agendado o dia em que o animal será entregue. Todos os animais irão castrados, vacinados e microchipados. Dessa forma, caso o bichinho seja abandonado ou se perca, será possível reconhecê-lo através de um leitor.

“É de grande importância que os interessados na adoção tenham a consciência de que esses são animais ainda mais especiais, e que vão precisar de mais atenção e carinho dos donos”, ressaltou o coordenador do CCPAD, que explica que, tão logo seja possível, o evento “Adotar é o Bicho!” voltará a acontecer presencialmente no Campo de São Bento.