Categorias
NOVIDADES

EVENTOS Feira de artes gráficas, encontro com artistas e oficinas de livro em Icaraí

Unidos pelo significado da palavra matriz, que é base convencional para a reprodução de imagens idênticas, a Exposição apresenta também os diversificados meios experimentais adotados pelos artistas Darío Ramírez, Ivar Rocha, Julio Castro, Karina Felipe, Marcos Abreu, Maria Lídia Magliani, Monica Contreras, Natali Tubenchlak, Pablo Duarte, Ricardo Queiroz, Sérgio Torres e Zé Igino.

A fim de destacar as características artísticas de cada trabalho, Outras matrizes, novas poéticas foi desdobrada em quatro núcleos temáticos: o sonho, o território, a ciência e o instrumento. Dentro destes grupos, são tratados conceitos poéticos e reformulações técnicas dos processos de gravação e impressão.

Cada indício da ação de gravar contida nesta exposição apresenta artistas lidando com seu fazer. Há ainda trabalhos pautados por questões ecológicas, de gênero, puramente técnicas e até lúdicas, para indicar ao espectador as várias maneiras de se produzir e, principalmente, olhar um trabalho de gravura.

Desse modo, Outras matrizes, novas poéticas visa operar e, especialmente, acionar por meio de uma noção afetiva, propostas artísticas sobre o universo múltiplo em que a gravura se insere, ao expandir, por meio da expressão, importantes experimentações técnicas e ainda denunciar e evidenciar visões e resultados estéticos, relações culturais, sociais e políticas

 

 

Encontro com Artistas – Outras Matrizes, Novas Poéticas

Dia 13 de junho – 17h30

Local: Centro de Artes UFF: Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói

Entrada Franca