Categorias

EXPOSIÇÕES Exposição”Papel, a potência da alma”

​Serviço:
Exposição“Papel, a potência da alma”,
de Janete Loredo de Sá
Curadoria: Suzi Coralli
Abertura 22 de outubro 18h
Visitação de 23 de outubro a 22 de novembro
Segunda a sexta das 8h30 às 21h
Biblioteca Central do Gragoatá
Visitação 23 de outubro a 22 de novembro de 2015
Horário: segunda a sexta das 8h30 às 21 horas

 “(…)Aos 83 anos de idade, Janete Loredo de Sá expõe hoje um pouco dessa trajetória de apaixonada vivência da arte. Pioneira na feitura do papel artesanal em Niterói, Janete criou a oficina a ele dedicada no Museu do Ingá, onde durante muitos anos ministrou aulas sobre o assunto.  Generosa na partilha de seu saber, formou muitos alunos, hoje multiplicadores de suas ideias sobre os conceitos do papel e a arte contemporânea. Formada em História, sempre soube contextualizar a arte, enriquecendo suas aulas com uma visão crítica e mesmo política da produção artística. Mestre dedicada, Janete com seu incentivo ajudou a formar muitos talentos.

Com a sabedoria conquistada em 83 anos de vida produtiva,  mantém a jovialidade e alegria dos que se dedicam a sua paixão. Cada novo dia é mais uma oportunidade de encontro com a arte. Atenta às exigências do mundo contemporâneo, destaca a importância da reciclagem para a preservação de nosso sofrido planeta.

Janete Loredo de Sá é mestre na arte de nos encantar com a trama de seus papéis. Como um oceano de possibilidades, o papel, gerado por suas mãos talentosas, espelha translúcido sua trama. Subjetivo para a artista, subjetivo para o espectador: nosso olhar mais sensível é desafiado a percorrer, sem pressa, o tempo da superfície, desvendando, pouco a pouco, sua delicada trama. O papel é soma de essências que já na sua feitura carrega as potências da alma.