Categorias
NOVIDADES

EXPOSIÇÃO Exposição “Era uma vez…” no Museu de Arte Contemporânea

Serviço

“Era uma vez…”, de Vinícius Ferraz
Visitação: De 19 de novembro a 15 de janeiro de 2017
Horário: De terça a domingo, das 10h às 19h.

Ingresso: R$ 10
Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagam meia.
Entrada gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças de até 7 anos, portadores de necessidades especiais e moradores ou nascidos em Niterói (com apresentação do comprovante de residência).
Entrada gratuita também às quartas-feiras.

Local: Pátio e Varanda do Museu de Arte Contemporânea – MAC Niterói
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem – Niterói-RJ
Informações: (21) 2620-2481

 

Era uma vez…, apresenta intervenções gráficas que expressam os resíduos nos chãos e paredes das violências silenciadas sobre as infâncias partidas nas sombras de nossas grandes cidades; conjuga gestos e marcas vermelhas com a ambiguidade da presença dos ursinhos que acompanham os imaginários afetivos das crianças.

O artista apresenta impressões e marcas vermelhas obtidas a partir de ursos de pelúcia. As marcas dos ursos no pátio invocam o método dos legistas que demarcam o corpo na cena do crime, mas também remete à brincadeira de criança que contorna a mão.

O trabalho se impõe com uma visualidade atrativa e contundente, brinca com a passagem do tempo, com o doloroso contato com a matéria. “Fazer uma impressão é marcar os traços de uma figura sobre uma superfície, requer gestualidade, implica, portanto uma dimensão táctil e visual em torno do corpo. Seja pela impressão ou pelo contorno, o que desaparece não fica invisível, torna-se memória que perpetua a ausência”, afirma. Complementando a mostra, será exibido, na varanda, um vídeo de uma performance em que o artista carrega um dos ursos da Candelária até o MAC.