Categorias
NOVIDADES

O QUE FAZER? Exposição A Praia

1318_apraia2Abetura: Quinta-feira, 12 de março de 2015, às 19h
Visitação: de 13 de março a 26 de abril de 2015,
Horário: Terça a domingo, de 10 às 18h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Informações: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223

O Solar do Jambeiro recebe a partir de quinta-feira, 12 de Março de 2015, a exposição “A Praia” (The Beach), do artista John Nicholson, uma série de pinturas a óleo, que retratam o cotidiano das praias do Rio de Janeiro, interior e exterior. A mostra, que tem abertura nesta quinta, 12 de março, às 19h, segue até o dia 26 de abril. O artista, natural dos Estados Unidos, mas radicado no Brasil há mais de 30 anos, receberá o público no dia 25 de março, às 16h, para falar de seu trabalho.

Apaixonado pelo Rio de Janeiro, Nicholson faz questão de retratar a cidade em quase todos os seus trabalhos. Em “A praia”, as cenas das praias cariocas representam uma intensa observação do cotidiano da cidade no verão. “São momentos em Copacabana, Leme e Ipanema.

As praias reúnem todos os tipos com seus territórios demarcados nas areias, tanto cariocas quanto pessoas de fora e estrangeiros. É uma mistura visual e de sotaques distintos.”

Desenvolvida desde 2005, com forte influência naturalista e tendo a fotografia como referência, a mostra não tem como tema a paisagem, mas o cotidiano, o presente infinito vivido. Formado pela tradição norte-americana, em que realismo, fotorrealismo e pop art exercem forte influência sobre a pintura do século 20, o que parece o mais importante nesse processo é a utilização a fotografia para capturar o indivíduo e lançá-lo no espaço pictórico, como se este fosse um espaço real, o seu habitat no dia-a-dia.

Nicholson desenvolveu seus estudos no Programa de Artes Visuais da University of Houston, Texas e desde 1977 mora no Brasil, tendo participado de mais de 50 exposições. Foi professor do Parque Lage e ao lado de Luiz Áquila e Charles Watson, foi responsável pela formação de inúmeros artistas da chamada “Geração 80” das artes plásticas e teve como alunos alguns artistas como Cristina Canale, Adriana Varejão e Daniel Senise.