Notícias
Estado promove III cerimônia coletiva de união estável de casais homoafetivos
Na luta contra a homofobia, o Governo do Estado, em parceria com o Tribunal de Justiça (TJ) e a Defensoria Pública do Rio, se prepara para realizar a III cerimônia coletiva de união estável de casais homoafetivos. A iniciativa – que é coordenada pelo programa Rio Sem Homofobia, da Secretaria de Assistência Social – reunirá, no próximo dia 9 de dezembro, 100 casais e acontecerá nno auditório do Tribunal de Justiça do Rio, na Praça Quinze de Novembro, 6, Centro.
Um dos destaques da cerimônia deste ano é que servidores públicos homossexuais do TJ, que desejarem oficializar o relacionamento, também foram estimulados a participar do evento.
“É uma iniciativa louvável do Tribunal de Justiça incentivar seus servidores a participar da cerimônia. Isso ajuda na valorização da cidadania dos homossexuais, que com a união estável têm seus direitos resguardados”, explicou o superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da secretaria e coordenador do Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento.
As primeiras cerimônias aconteceram em junho de 2011 e julho de 2012, e contemplaram 43 e 50 casais, respectivamente. O estado foi o primeiro no país a promover um evento coletivo de união estável homoafetiva.