Acesse nossas Mídias

Notícias

Esquina Renatinho: Uma homenagem a ex-vereador de Niterói

Compartilhe

A esquina entre as ruas Gavião Peixoto e Pereira da Silva, Zona Sul de Niterói recebeu na manhã desta quinta-feira (22) o nome de “Esquina Renatinho”. A iniciativa da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, é uma homenagem ao ex vereador Renatinho que faleceu no dia 18 de março por complicações da covid-19.

O local que será fixada a placa, foi onde Renatinho trabalhou antes de virar vereador, como vendedor ambulante, e também marcou a decisão de Renatinho em se tornar político. Foi ali que sua banca foi apreendida por fiscais, e em protesto, ele se acorrentou à porta de uma loja e disse que não sairia até que seus pertences fossem devolvidos.

“Renatinho deixou um grande legado na luta pelos direitos humanos, que será eternizado nesta placa e principalmente nas ações e políticas públicas”, afirmou o secretário de Direitos Humanos de Niterói, Raphael Costa.

Renatinho teve passagem pelos partidos PT e PSOL, foi vereador por cinco mandatos e presidente da Comissão de Direitos Humanos na Câmara por 10 anos. Além da esquina, o ex-vereador também dará nome ao Parcão do Campo de São Bento, em Icaraí, uma decisão unânime em reconhecimento a importância da luta de Renatinho pelos direitos dos animais.

Foto: Emily Almeida / Agência O Globo

“Renatinho era um aliado da causa animal e essa homenagem justa por suas lutas nessa área. Seria muito melhor se essa homenagem tivesse sido em vida, mas é merecida”, afirmou o vereador Daniel Marques (DEM).


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Notícias

Topo