fbpx
Acesse nossas Mídias
ATRAQUE_SescAvPaulista_Ft_ Gean Carlo Seno53

Agenda

Espetáculo multilinguagem “ATRAQUE” desafia convenções e reflete a cultura Ballroom no Teatro da UFF

Compartilhe

Unindo dança, performance e moda, espetáculo retorna em nova circulação para o mês do orgulho LGBTQIAPN+

Refletindo e celebrando a diversidade de gênero e raça, com protagonistas trans do universo Ballroom do Rio de Janeiro, “ATRAQUE” é um espetáculo que une dança, performance e moda para desafiar convenções e explorar os princípios históricos, estéticos, comunitários e de disputa do vogue.

A montagem multilinguagem estreou no ano passado e agora retorna para uma uma nova circulação, no mês do orgulho LGBTQIAPN+, com apresentação única no Teatro da UFF, em Niterói, na quinta (26), no valor de R$5, às 19h.

Após temporada de sucesso em São Paulo no primeiro semestre no Sesc Avenida Paulista, desta vez,  “ATRAQUE” retorna com um elenco ainda maior.

“Nossa peça foi construída e sonhada por pessoas que vivem diariamente a realidade Ballroom. Mais do que um estilo ou modalidade artística, essa é a nossa vivência, portanto o que está em cena reflete a história artística dessas pessoas”, destaca Patfudyda, diretora artística do projeto.

“ATRAQUE”, nomeado a partir de uma gíria popular cujo significado remete à intensidade do confronto entre corpos – seja em sentido de disputa ou afetivo – não se limita a ser um mero espetáculo, mas um terreno fértil de experimentação, transgressão e, acima de tudo, resistência.

Através de movimentos únicos e pessoais, a peça revela a beleza da individualidade e da criatividade humana.

“O que nos move nesta peça é a vontade de criarmos outras narrativas para nossos corpos que se esquivam das que já são estão impregnadas no imaginário popular sobre pessoas trans”, ressalta a diretora.

A cultura Ballroom é um espaço de expressão, onde as pessoas participantes competem em categorias de dança, moda e performance, como o voguing. Mais do que competições, a cultura Ballroom oferece um senso de pertencimento e família para aqueles que estão à margem da sociedade, reforçando suas estruturas de apoio social. “Somos artistas com trajetórias diversas e é na cultura Ballroom que as nossas histórias se encontram”, reflete a diretora.

Em “ATRAQUE”, a presença e a potência de um corpo Ballroom transforma a realidade e coloca em xeque conceitos fundamentais dessa cultura que vivenciam. Sendo assim, a peça convida a explorar o cotidiano de uma “house”, ou casa — como são conhecidas as estruturas de organização —, expondo as contradições que emergem quando se escolhe compartilhar o mesmo espaço e viver em coletividade. 

Neste cenário, a coreografia possibilita ao corpo inverter seus modos de operar, seduzir, escapar e resistir num acontecimento dinâmico e furtivo, construído num território que sustenta sua própria continuidade. A melhor defesa é o ATRAQUE. “Celebraremos nossa existência juntas em cada sessão desta temporada e das próximas que virão. Estaremos a cada dia dispostas a aproximar o universo Ballroom da arte contemporânea, entendendo que mais do que um grande movimento artístico, a Ballroom é também uma possibilidade de vida”, conclui.

“ATRAQUE” é um projeto realizado pela House of Mamba Negra e apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo.

SERVIÇO

Data: 26 de junho (Quarta-feira)
Horário: 19h
Ingressos: R$5, preço único (na bilheteria do teatro ou online no Guichê Web)
Classificação: 14 anos
Duração: 50min 
TEATRO DA UFF 
Endereço: R. Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Agenda

Topo
Precisa de ajuda?