Categorias

TEATRO Espetáculo “Hypocrisis” no Solar do Jambeiro

Serviço:

5 a 26 de abril (todas as sextas)

Horário: 20h

Classificação etária: 14 anos

Duração: 80 min

Local: Solar do Jambeiro – Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem, Niterói/RJ

Ingressos: 20 (inteira) / 10 (meia)

Informações: (21) 2109-2222

 

“Hypocrisis”: elocução, declamação; arte, habilidade para imitar a fala, gestos e modos de uma pessoa; intérprete de um sonho, de uma visão; adivinho, profeta”.

Para falar de questões que permeiam os debates hoje, como machismo, intolerância, disputa pelo poder, perda da identidade e mecanização de corpos, o diretor Reinaldo Dutra montou o espetáculo “Hypocrisis”, fruto de experiências do próprio elenco. Com dramaturgia, cenografia e figurino frutos de criação coletiva e sem uma história linear, o espetáculo fala dos atores, profetas e loucos que residem em cada um de nós. A peça faz temporada de cinco a 26 de abril no Solar do Jambeiro, em Niterói, sempre às sextas-feiras.

A intenção do diretor é fazer do ator também criador de sua própria arte. A apresentação envolve teatro gestual, dança, música, artes plásticas e vídeo, em uma forma de transversalidade da arte, aguçando a própria percepção do ator em relação a seu processo criativo. Há, assim, uma maior valorização do gestual e corporal do ator, buscando tocar o público pelos sentidos.

Para isso, “Hypocrisis” tem pouco texto e mais referências do teatro gestual e físico, sendo estas as peças-chaves para a construção dos atores e da relação com o público. A palavra não é dita, mas ela deve ser buscada, descoberta. O público se conecta com o espetáculo a partir da necessidade de decifrá-lo.

Para Reinaldo, a arte do ator é uma manifestação da necessidade humana de questionar o totalitarismo e conservadorismo e nessa peça isso é feito não representando personagens, mas sim ideias pessoais. Em “Hypocrisis” são discutidos temas como a hipocrisia e a servidão moderna. O pensamento crítico e a denúncia às estruturas de poder que normatizam formas de pensar estão entre os objetivos do grupo.