Categorias
NOVIDADES

Escoteiros ajudam na ação social “Niterói Acessível” no Campo de São Bento

Iniciativa comunitária ofereceu serviços gratuitos a moradores da cidade

Centenas de pessoas participaram na tarde desta quarta-feira, 04 de abril, da décima sétima edição do evento Niterói Acessível, realizada no Campo de São Bento, em Icaraí. Os moradores da cidade, em especial às pessoas com deficiência, puderam usufruir dos serviços gratuitos oferecidos por diversas organizações da sociedade civil, do poder público e da iniciativa privada. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Acessibilidade e Cidadania da Prefeitura de Niterói.

Esta foi a primeira ação do Niterói Acessível em 2012 cujo objetivo é facilitar o acesso da cidadão a informações sobre os seus direitos, incentivar os cuidados com a saúde, aferir glicose e pressão arterial, oferecer isenção de segunda via de documentos como a carteira de identidade, certidão de nascimento e óbito e promover o programa Consciência Ampla dentre outros benefícios.

Como nos eventos anteriores, a pedido da Secretaria de Acessibilidade e Cidadania, os escoteiros realizaram uma pesquisa com os moradores que estavam sendo atendidos pelas entidades que ofereciam serviços gratuitamente no local. A finalidade desta enquete é identificar o perfil da população que participa destas iniciativas de cunho comunitário para aprimorar o atendimento.

No estande dos escoteiros, crianças e adultos puderam saber como ingressar no Escotismo em Niterói, São Gonçalo e Maricá. Além disso, os visitantes observaram fotos de várias atividades escoteiras e conheceram alguns dos nós que os escoteiros fazem em acampamentos e excursões.

Durante a tarde, diversos grupos de dança do município fizeram apresentações culturais que contagiaram o público que foi prestigiar o evento Niterói Acessível. Destaque também para os alunos do Projeto Gugu e para os atletas com deficiência que realizaram bela exibição de basquete em cadeira de rodas.