Categorias
NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Entenda como funcionará a retomada gradual do comércio em Niterói nesta quinta-feira (21)

O Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou ontem (19) como funcionará a retomada gradual dos estabelecimentos nesta quinta-feira (21). Seguindo um critério de cores, que analisa o grau da doença na cidade, os setores vão sendo liberados para abrir. Os salões de beleza e concessionárias de automóveis, que haviam sido informados anteriormente, não poderão voltar na quinta. A medida é para que funcionários façam um treinamento para se adaptarem aos protocolos de segurança e medidas sanitárias, voltando as atividades na segunda-feira (25) como também escritórios de contabilidade e advocacia.

Seguem mantidas as aberturas das lojas de material de construção, oficinas mecânicas, lojas de bicicletas, óticas, serviços médicos, odontológicos e de fisioterapia. As atividades físicas na orla também serão liberadas a partir de amanhã seguindo os horários: das 6h às 9h e das 16h às 20h para pessoas com menos de 60 anos; e das 9h às 11h para pessoas com mais de 60 anos.

De acordo com o secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira, dois grupos de indicadores vão determinar em que estágio de cor Niterói vai estar: como está a transmissão da doença na cidade e qual a capacidade de atendimento aos pacientes nos hospitais. O prefeito completou informando que todas as regras estarão detalhadas em decreto que será publicado no Diário Oficial desta quarta-feira.

Sinalização de cores:

Roxo – significa descontrole total da epidemia/ Vermelho – situação muito grave da epidemia/ Laranja – atenção máxima/ Amarelo (fase 1 e 2) – situação de alerta. Na quinta, a cidade passará do vermelho para o laranja.

Demais medidas informadas:

Máscaras: O uso de máscaras continuará sendo obrigatória. Quem desobedecer será multado por agentes de segurança em R$ 180.

Bloqueio dos acessos: Táxis e carros de aplicativo de outros municípios, assim com a frota reduzida de ônibus intermunicipais continuará por, pelo menos, mais 50 dias.

Volta às aulas: As aulas em escolas e universidades ficarão suspensas pelo menos até 30 de junho.

Supermercados: Idosos continuarão tendo horário especial para ir às compras: das 13h às 15h.

Shoppings e centros comercias: A previsão é que voltem a funcionar com a cidade atingir o estágio amarelo de sinalização, previsto para junho.

Bares e restaurantes: Só voltarão a funcionar, com cumprimento de protocolos de segurança, quando a cidade alcançar o estágio amarelo.

Parques, praças e clubes: Esses espaços de lazer ficarão fechados, pelo menos, até 15 de junho.

Academias: A prefeitura ainda estuda em que fase as atividades serão retomadas.

Cultura: Teatro e cinemas, segundo estimativa do prefeito, não abrirão antes de setembro. Haverá dois espaços de drive-in, um no Caminho Niemeyer (com sessão já no dia 23); e outro ao lado do Clube Naval, em Charitas.

Fonte: Jornal O Globo