fbpx
Acesse nossas Mídias
ANIVESÁRIO 450 - 2023
Xavier-Machault-&-Martin-Debisschop-1---photo-Pascale-Cholette

Agenda

Duo francês traz proposta multilinguagem em turnê ao Brasil e se apresenta no Theatro Municipal de Niterói

Compartilhe

O Theatro Municipal de Niterói recebe no dia 24 de março, às 19h, o concerto do duo francês Xavier Machault e Martin Debisschop.

Mistura de música experimental, rock, improvisos e poesia é marca da dupla, que passará por cinco cidades do Brasil. 

Março é um mês de festa para os falantes e apaixonados pela língua francesa – dia 20 é comemorado o Dia Internacional da Francofonia. Em meio a várias propostas culturais, a Aliança Francesa Niterói promove a vinda do duo francês Xavier Machault e Martin Debisschop.

Movida pelo mesmo desejo de experimentação e pesquisa sonora e textual, a turnê passará também por Belo Horizonte, Ouro Preto, São Paulo e Rio de Janeiro com uma oportunidade para apresentar duas propostas artísticas e musicais: um concerto em que propõem brincar com códigos, fazendo uma ponte entre um rock cru e minimalista e uma música francesa intimista e suspensa, resultando numa viagem singular.

Chaise longue, poésie et musique (Espreguiçadeira, poesia e música) é um projeto para quatro espectadores sentados em uma ‘chaise longue’, usando fones de ouvido. Xavier Machault & Martin Debisschop oferecem uma seleção de textos escritos por poetisas e poetas francófonos, com música minimalista e improvisada. Um momento fora do tempo em que basta sentar, fechar os olhos e deixar-se embalar por alguns minutos, o tempo de um poema.

Sobre os artistas:

Há quinze anos, o autor e cantor francês Xavier Machault não pára de multiplicar suas colaborações artísticas com compositores e instrumentistas de música improvisada, jazz e/ou rock. Essas parcerias possibilitam a criação de projetos singulares, em estéticas pouco presentes no panorama da canção francesa. Em 2017, ele conhece Martin Debisschop, artista de Grenoble (França) que desenvolve uma sonoridade diferente entre o rock e a música experimental. Martin busca texturas e espaços sonoros, através da prática da guitarra preparada. Juntos criam uma reinterpretação de L’Incendie, disco de Brigitte Fontaine & Areski, cujo repertório vão apresentar quase uma centena de vezes na França e na Bélgica.

Protocolos sanitários:

É necessário apresentar o comprovante de vacinação em dia, no formato impresso ou digital, acompanhado de um documento com foto. Todas as medidas de segurança sanitária são seguidas, como a obrigatoriedade do uso de máscara durante a permanência no espaço. 

Serviço:

Show: Concerto de Xavier Machault e Martin Debisschop
Dia: 24 de março de 2022 (quinta-feira)
Horário: 19h
Ingresso: R$ 10,00 (inteira) | R$ 5,00 (meia)  também para alunos AFN com carteirinha
Local: Theatro Municipal de Niterói 
Endereço: Rua 15 de novembro, 35, Centro, Niterói
Classificação indicativa: Livre


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Agenda

Topo
Precisa de ajuda?