Categorias
NOVIDADES

O QUE FAZER? “Dona Flor e seus dois maridos”, no Museu Janete Costa

O Cineclube Ariano Suassuna, do Museu Janete Costa de Arte Popular, encerra com chave de ouro as homenagens ao escritor Jorge Amado com a exibição do longa “Dona Flor e seus dois maridos”, na quinta-feira, 26 de março, às 15h.

Um dos romances mais populares do escritor Jorge Amado, adaptado ao cinema, ao teatro e à televisão, Dona Flor e seus dois maridos conta a história da sedutora professora de culinária, Florípedes Paiva, a Dona Flor, que conhece em seus dois casamentos a dupla face do amor: com o boêmio e mulherengo Vadinho, Flor vive a paixão avassaladora, o erotismo e o ciúme corrosivo. Com o farmacêutico Teodoro, com quem se casa depois da morte do primeiro marido no carnaval de 1943, encontra a paz doméstica, a segurança e o amor estável e tranquilo, mas tediosa.

Um dia, porém, Vadinho retorna sob a forma de um fantasma capaz de proporcionar de novo à protagonista o êxtase dos embates eróticos. Por obra da fantasia literária de Jorge Amado e da intervenção das entidades do candomblé, Flor consegue conciliar no amor o fogo e a calmaria, a aventura e a segurança, a paixão e a gentileza.

Lançada em 1966, este romance ousado e exuberante, pleno de humor e ironia, é uma saborosa crônica de costumes da Bahia da primeira metade do século XX e um retrato inventivo das ambiguidades que marcam o Brasil.

“Dona Flor e seus dois maridos” foi por 34 anos recordista de público entre o cinema brasileiro levando mais 10 milhões de espectadores aos cinemas, até ser ultrapassado em 2010 por “Tropa de Elite 2”. Foi refilmado nos Estados Unidos como “Meu Adorável Fantasma”, em 1982, e refilmado no Brasil em 2014. Foi adaptado também em forma de minissérie para a TV Globo, em 1998.

Com entrada franca, o filme é dirigido por Bruno Barreto e conta com um elenco de primeira, formado por Sônia Braga, José Wilker, Mauro Mendonça, Nelson Xavier, Nelson Dantas e Betty Faria.

Serviço
Cineclube Ariano Suassuna
Dona Flor e seus dois maridos
Data: Quinta-feira, 26 de março de 2015
Horário: 15h
Classificação: livre
Entrada Franca
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
Endereço: Rua Presidente Domiciano, nº 178-182, Boa Viagem, Niterói-RJ
Informações: (21) 2705-3929