Categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Covid-19: Niterói se prepara para novas variantes do vírus

Reprodução/CDC

A Prefeitura de Niterói estuda um plano de contingência para enfrentar as novas mutações do coronavírus, já identificadas em diversos estados do Brasil. Casos já foram constatadas no Rio de Janeiro e Niterói encaminhou para análise algumas amostras de pacientes.

As três mutações identificadas são a do Reino Unido, a da África do Sul e a P.1 surgida em Manaus. Todas se mostraram muito mais contagiosas e por causa da rápida contaminação mais pessoas buscam atendimento deixando a rede hospitalar sem condições de atender o grande número de doentes. Foi o que aconteceu em Manaus.

“Nós estamos vendo com seriedade e gravidade a circulação de variantes do coronavírus que têm apresentado uma taxa de transmissão mais alta da covid. Isso tem feito que cidades do Norte e do Sul do país estejam perto do colapso. Temos que cuidar de evitar que não chegue para nós”, explicou o Secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira.

Ainda segundo o Secretário a ocupação dos hospitais da cidade aumentou na última semana. Para Rodrigo, é preciso manter as medidas de isolamento e proteção:

“Niterói atualizou o plano de contingenciamento e está reforçado as estruturas de testagem e ampliando a oferta de leitos e UTIs. Além disso, na semana que vem, vamos começar a fazer com a UFF o sequenciamento do vírus para identificar as mutações”, antecipou.

Fonte: A Seguir: Niterói