Categorias
NOVIDADES

Copa do Mundo FIFA 2018

Neste 2018, o mundo inteiro se rende novamente como cada quatro anos, ao esporte mais popular do planeta: o futebol, seguido por disciplinas como Críquete, Hóquei de grama e Tênis.

Durante um mês inteiro, compreendido entre os dias 14 de junho e 15 de julho, será realizada na Europa Oriental, a Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018. É um dos torneios mais esperados da agenda do futebol donde as principais ligas do mundo retardam suas atividades para colocar o foco sobre ele.

Sede

No total, a Rússia terá 11 cidades-sede: São Petersburgo, Kazan, Caliningrado, Moscou, Sochi, Volgogrado, Saransk, Samara, Iecaterimburgo, Rostov-on-don e Níjni Novgorod. Esta lista apresenta uma particularidade e é que Kaliningrado será o único local geograficamente separado do resto da Rússia, sendo 1300 quilômetros da capital russa.
Os olhos de milhões de pessoas serão colocados em um país diferente em muitos aspectos: idioma, clima, cultura e distâncias. O importante a destacar neste último ponto é que o território total da Rússia tem 17.098.242 km², o que equivale a um nono da terra e coloca a Rússia na posição número um em relação à superfície.

Imagem Oficial

No final do ano passado, o cartaz oficial foi lançado, um dos itens mais cobiçados deste tipo de eventos por fãs e colecionadores, e cuja figura central é o “Aranha Negra”, o lendário goleiro soviético Lev Yashin.

O cartaz, no qual predominam as cores amarela, laranja e verde, representa a Yashin, com sua tradicional roupa preta e com um boné, num trecho em que com a mão esquerda ele para uma bola, que ao mesmo tempo é o globo terráqueo e no qual é possível observar os contornos do mapa da Rússia.

O cartaz da Rússia 2018 lembra os anúncios dos primeiros campeonatos mundiais de futebol como o Uruguai de 1930 e a Itália de 1934.

Equipes e sua divisão em grupos

A etapa anterior à Copa do Mundo está repleta de desafios para todas as equipes que aspiram fazer parte dessa competição mundial de futebol. 32 são os lugares disponíveis, portanto são 32 os classificados:

Grupo A
Rússia
Arábia Saudita
Egito
Uruguai

Grupo B
Portugal
Espanha
Marrocos
Irã

Grupo C
França
Austrália
Peru
Dinamarca

Grupo D
Argentina
Islândia
Croácia
Nigéria

Grupo E
Brasil
Suíça
Costa Rica
Sérvia

Grupo F
Alemanha
México
Suécia
República da Coreia

Grupo G
Bélgica
Panamá
Tunísia
Inglaterra

Grupo H
Polônia
Senegal
Colômbia
Japão

umas curiosidades das equipes
Há duas equipes que estarão estreando na Rússia em uma Copa do Mundo:
1. Panamá (CONCACAF)
2. Islândia (UEFA)

São seis as seleções significativas que não estarão presentes na Rússia em 2018. Uma situação que não acontecia desde Estados Unidos 94.
1. A Itália estará ausente de uma Copa do Mundo depois de 60 anos de competição.
2. A Holanda, vice-campeã na África do Sul 2010 e a terceira colocada no Brasil em 2014, também não se qualificou.
3. Camarões, ganhador do Campeonato Africano das Nações (CAN) está fora da Rússia em 2018.
4. O Chile, bicampeão da Copa América, ficou de fora.
5. Estados Unidos, ficou de fora depois de participar de sete torneios consecutivos.
6. A Nova Zelândia ficou de fora depois de ser coroada campeã da Oceania.

Sabendo quem ficou dentro, quem fora e quem estreia pela primeira vez, começam lentamente a circular especulações, análises detalhadas, estatísticas e apostas de futebol, sobre quem serão os favoritos da Copa.

Para alguns analistas esportivos, a França é uma das equipes que se dirige corretamente rumo para a final, com uma equipe jovem que demonstra um potencial muito forte e uma projeção sem limites. A Argentina é outro favorito claro para ganhar a Copa do Mundo, com uma figura como Lionel Messi (Barcelona) na cabeça, seguido por jogadores com reconhecimento internacional como Agüero (Manchester City), Higuaín (Juventus) ou Di María (PSG).

Por outro lado, é impossível deixar do lado de fora das previsões, a seleções como Alemanha e Brasil, que no caso da primeira leva anos de um processo de equipe regular e estável que lhe permitiu ganhar vários títulos importantes. No caso da segunda, a seleção brasileira, apesar de ter passado por momentos não tão bons nos últimos anos, seu diretor técnico Tite, conseguiu um desempenho quase perfeito nas Eliminatórias da mão de jogadores fundamentais como Neymar (PSG), Marcelo (Real Madrid) ou Dani Alves (PSG).

Calendário e Cronograma

A partida de abertura será disputada na quinta-feira, 14 de junho, entre a equipe anfitriã (Rússia) e a Arábia Saudita, dando início à primeira fase da competição.

No sábado 30 de junho terá início os confrontos das Oitavas de final, na sexta-feira 06 de julho os Quartos e a etapa antes da final, as semifinais, acontecerão nos dias 10 e 11 de julho.

Por último, a Final, o momento mais esperado para todos está planejado para o domingo 15 de julho.

Mascote da Copa 2018

Cada Copa do Mundo tem sua mascote, que se torna um dos personagens mais simpáticos e fotografados antes, durante e depois do evento. É um lobo chamado Zabivaka escolhido por um milhão de internautas por um mês, junto com outros animais de estimação, como um tigre e um gato.

Conforme explicado pela organização “Zabivaka” é um jogo de palavras entre “battler” e “marcar um gol.”

A bola

Telstar é a abreviação de “estrela da televisão” e é a bola protagonista de 2018. Seguindo o tom retro do cartaz oficial, o Telstar-18 da Adidas, com seu tom predominante de branco e figuras geométricas pretas, terá outro papel fundamental para o campeonato mais importante do mundo.