Notícias
Concurso para professor do Estado terá edital em novembro
O secretário estadual de Educação, Wilson Rosolia, antecipou que o governo deverá realizar dois novos concursos públicos a partir da segunda quinzena de dezembro. Os dois editais serão lançados no início de novembro, conforme informou o secretário em reunião com o diretores da União dos Professores Públicos no Estado-Sindicato (Uppes).
O primeiro edital vai selecionar 362 professores, sendo 144 vagas para carga horária de 30 horas e 218 vagas para 16 horas. Os vencimentos são de R$ 1.001,82 (16 horas) ou R$ 1.878,40 (30 horas).
Já o segundo concurso terá 880 vagas para assistente executivo na Secretaria do Estado de Educação, sendo 800 em cargos de nível médio e 80 para nível superior. O objetivo é manter o quadro técnico da secretaria e evitar a alocação de professores em vagas administrativas, como ocorre atualmente.
Segundo Risolia, esses concursos vão ajudar a suprir as carências da rede estadual de ensino, que hoje é de 600 professores. Na questão do cargo de assistente executivo, de acordo com o secretário, o objetivo é manter um quadro técnico na Secretaria sem precisar retirar professores da ativa para ocuparem cargos técnicos.
As vagas serão abertas nas 12 disciplinas: Artes, Ciências e Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia. Para Matemática, Português, Geografia, Química e Física elas serão, na maioria, para a jornada de 30 horas.