Notícias
Cercamento Eletrônico do Cisp localiza em Niterói carro clonado que havia sido roubado no Rio
Ação ocorreu graças a convênio da Prefeitura com a Polícia Federal para uso de sistema integrado de dados. O veículo foi recuperado e um homem foi detido.
Em razão da parceria e do convênio firmado entre a Prefeitura de Niterói e a Polícia Federal, através do Ministério da Justiça, um veículo roubado no bairro de Piedade, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foi recuperado, nesta quinta-feira (12), circulando em Niterói.
Após o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) receber um comunicado dos agentes federais sobre um carro suspeito, os guardas municipais que atuam no Centro inseriram a placa indicada no sistema de Cercamento Eletrônico.
Com o sistema compartilhado, as consultas são feitas em tempo real. Neste caso específico, os órgãos federais alertaram para um veículo suspeito de clonagem, um Toyota Corolla placa DSI- 1432.
A abordagem foi feita no bairro de São Francisco.
O condutor estava sem habilitação. Apesar de estar com o documento do veículo, não soube informar a procedência do carro.
Após encaminhamento para 79ª DP (Charitas), foi feita perícia e constatado que o veículo era clonado. A placa real era FYW-8C3.
O carro foi roubado em Piedade, no Rio de Janeiro, em 11 de junho deste ano, quando dois indivíduos armados assaltaram uma família e levaram o carro. O condutor foi preso e está à disposição da Justiça.
A identificação foi feita através de um sistema conjunto entre o Cortex do Ministério da Justiça e o Cercamento Eletrônico do Cisp.
Ao passar por Niterói, foi dado um alerta de que um veículo com a mesma placa circulava ao mesmo tempo em Minas Gerais.
Cisp
Construído e operado pela Prefeitura de Niterói, o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) conta com 522 dispositivos, 10 portais de segurança e 120 Câmeras Inteligentes que monitoram a cidade 24 horas.
Desde 2015, o Centro ajudou na investigação e elucidação de crimes que também levaram à detenção de criminosos, presos em ações orientadas pelos guardas municipais que atuam no local.
Foram mais de 3.700 exportações de imagens para as delegacias e tribunais de Justiça, com auxílio do setor de inteligência do órgão.
Graças ao sistema de Cercamento Eletrônico, mais de 500 veículos envolvidos em crimes ou clonados foram recuperados desde 2019.