Categorias
NOVIDADES

TEATRO Câmeras instrumentais do Programa Aprendiz no Solar do Jambeiro

1514_flyerServiço

Sarau no Solar – Câmaras Instrumentais Programa Aprendiz
Data: Domingo, 28 de junho de 2015
Horário: 17h
Classificação: Livre
Entrada Franca. Distribuição de 80 senhas meia hora antes do espetáculo.

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223

A parceria com o Programa Aprendiz traz ao Solar do Jambeiro um concerto de música erudita para mais uma edição do Sarau no Solar, no domingo, 28 de junho, às 17h. O conjunto de Câmaras Instrumentais formado por jovens músicos, alunos da rede municipal de ensino de Niterói, vem com um repertório repleto de canções de diversas épocas, gêneros e estilos.

No programa, a Câmara interpretará a Serenata Eine Kleine, de Mozart; o Concerto de Brandenburg n. 3, de Bach, 3 movimentos para cello e piano, de Guerra Peixe e 4 movimentos de Ernani Aguiar, além de algumas peças solo.

Músicos:

Daniel Oliveira (Coordenador de Área) – Viola
Alexandre Azevedo – Spala Violino
Patrick Rodrigues – Violino
Bruna – Violino
Clareana Mattos – Violino
Suelana Mattos – Violino
Diogo Moura – Violoncello
Vinicius Benevides – Violoncello
Samuel Hamilton- Violoncello

O Programa Aprendiz

O Programa Aprendiz – Música na Escola iniciou suas atividades em Niterói em 2001, como uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Cultura, de Educação, da Fundação de Arte de Niterói-FAN e da Fundação Municipal de Educação. Crianças e adolescentes, matriculados em unidades da rede municipal de ensino são contempladas, no espaço físico das escolas, com aulas semanais de musicalização infantil; canto coral e instrumentos (sopros, cordas e percussão).

Em 2011, o Instituto Memória Musical Brasileira (IMMUB), sob supervisão da FAN, passou a ser responsável pela gestão do Programa, que vem dando ótimos frutos e representa uma grande oportunidade para crianças da rede municipal de ensino. A partir de 2014, o Programa Aprendiz estendeu suas ações para mais 10 escolas da rede municipal: os alunos interessados podem inscrever-se em aulas de violão, cavaquinho, canto e percussão, além das aulas de violino, viola, violoncelo e iniciação musical.

Diversos jovens egressos do Programa Aprendiz obtiveram acesso a instituições de ensino superior em música (EM-UFRJ e UNI-RIO) e a instituições que fomentam a formação do músico profissional erudito (OSB-JOVEM) e ao mercado profissional (OSN-UFF), alguns deles integrando a equipe pedagógica do Programa.