fbpx
Acesse nossas Mídias
PRO_7571

Eventos

Bia Bedran e Bloco da Palhoça – Show de lançamento do CD “O Reencontro”

Compartilhe

PRO_7571

Serviço:

Bia Bedran e Bloco da Palhoça – Show de lançamento do CD “O Reencontro”

Datas: 08, 09 e 10 de julho – Sexta, Sábado e Domingo / A partir das 20h

Local: Teatro da UFF

Endereço: Rua Miguel de Frias Nº 09 – Icaraí – Niterói. Tel. 3674-7511 e 3674-7512

Ingresso: R$ 40,00 e R$ 20,00

Classificação: Livre

 

Nos idos anos 1970 Bia Bedran então com 19 anos, estudante de musicoterapia, cantora, atriz e compositora das trilhas sonoras do Quintal Teatro Infantil, encontrou-se com dois jovens músicos cariocas que tinham afinidade com seu desejo de pesquisar o folclore brasileiro e as manifestações de cultura popular. Eram eles Victor Larica e Ricardo Medeiros que tocavam viola caipira, violões de aço e nylon, contrabaixo, baixolão, além de cantarem muito bem.

Viajaram para a festa do Divino que acontecia em São Luis do Paraitinga em São Paulo e a partir daquela roda de viola em torno da fogueira regada à muita cantoria nasceu o Bloco da Palhoça, em junho de 1977.

O Bloco da Palhoça agregou vários músicos em suas andanças pelo Brasil, entre eles Guilherme Bedran, na rabeca, bandolim e vocais e Paulão Menezes na percussão. Com esta formação, o grupo se apresentava nos mais variados espaços que iam desde praças , escolas e teatros até estações de trem de cidades do interior do Estado do Rio, São Paulo e Minas Gerais. A platéia composta de adultos misturados às crianças enriqueceu o trabalho musical do grupo e ampliou seu alcance cultural, agregando ao Bloco da Palhoça o espírito de trupe teatral ou de “menestrel mambembe”, como quiser chamar.

Em seu repertório, o Bloco da Palhoça misturava composições próprias com pesquisa acerca do folclore brasileiro. Utilizando brincadeiras rítmicas e poéticas muito presentes na cultura popular, o Bloco promovia em suas apresentações uma grande interação com a platéia, tornando-se esta uma das características principais do grupo.

Em 1980, o grupo lançou o LP “Bloco da Palhoça – Música para Brincar e Cantar”, pela gravadora Continental e convidou Ana Maria Machado e Benjamim Santos para escreverem o roteiro do espetáculo homônimo, que cumpriu temporada de 6 meses de sucesso no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro.

Em 1982, o grupo estreou o espetáculo “Bloco da Palhoça em Cantos de Trabalho”, dirigido por Maria de Lourdes Martini, no Teatro Villa-Lobos em Copacabana, RJ, e por este trabalho o Bloco recebeu o Prêmio Mambembe de Teatro Infantil, categoria Melhor Trilha Sonora.

O Bloco da Palhoça continuou sua trajetória de apresentações para diferentes platéias e espaços, incluindo festas de aniversário de crianças, escolas, praças e teatros no Brasil, além de fazer uma turnê de três meses em Paris, integrando a Troupe Caíque, dirigida por Caíque Botkay. Todas essas experiências possibilitaram ao Bloco da Palhoça a capacidade de se comunicar com muita naturalidade e alegria em todo e qualquer lugar. Quando o tempo do grupo findou, Bia Bedran continuou com seu trabalho solo dirigido às crianças e também aos adultos até os dias de hoje, trazendo em sua música autoral toda aquela experiência adquirida ao lado de seus companheiros e fundadores do Bloco da Palhoça.

Este CD com lançamento simultâneo do show “Bloco da Palhoça”, festeja o reencontro de velhos parceiros quase quarenta anos depois daquela roda de viola onde tudo começou, em volta da fogueira. São 11 músicas autorais de Bia Bedran e algumas em parceria com Ricardo Medeiros, Victor Larica e Benjamim Santos. Os arranjos vocais reforçam o jeito muito próprio do Bloco cantar, sempre abrindo muitas vozes e também enfatizando os solos de cada um. No instrumental, a presença marcante da rabeca, bandolim baixolão, contrabaixo, violões de aço e nylon, percussões de efeito e rítmica e o som exótico do marimbau, instrumento de uma corda só fabricado por Victor Larica.


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Eventos

Topo
Precisa de ajuda?