Categorias
NOVIDADES

Beleza reconhecida internacionalmente

Que Niterói é a cidade mais linda do mundo, isso todos nós niteroienses já sabíamos, no entanto, um de nossos mais belos cartões postais poderá ser finalmente reconhecido internacionalmente. A muralha do Forte do Pico, em Jurujuba, vai representar o Rio de Janeiro na Convenção do Patrimônio Mundial, que acontecerá em São Petersburgo, na Rússia, em junho.

O local estava incluído no projeto “Rio de Janeiro, Paisagem Carioca entre a Montanha e o Mar”, que o estado elaborou para escolher seu representante na categoria “Paisagem Cultural” – que compreende aos cenários naturais moldados pelas mãos do homem, de modo a preservar sua paisagem cultural, por meio de união de esforços internacionais.

A proposta foi apresentada a Unesco pelo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, e pela superintendente do Iphan-RJ, Cristina Lodi, envolve as áreas do alto do Corcovado até o Morro do Pico, além dos pontos turísticos do Parque Nacional da Tijuca, o Passeio Público, o Jardim Botânico, o Parque do Flamengo, a Baía de Guanabara e as orlas de Copacabana.

Serviço – Quem planeja conhecer e ver de perto as belezas do Forte do Pico, para se chegar ao local o visitante pode pegar o ônibus 33 (Centro). A linha passa pelos fortes abertos à visitação. A Neltur oferece aos sábados, domingos e feriados nacionais, um ônibus de turismo que passa pelos principais atrativos da cidade, inclusive, o complexo dos Fortes.