Categorias

EVENTOS Apresentações do programa “Aprendiz – Música na Escola” pela cidade

Nos dias 04 e 05 de dezembro, quarta e quinta-feira, dois grupos do programa ‘Aprendiz – Música na Escola’, um dos mais importantes programas socioculturais de musicalização infantojuvenil ativos no país – realizam apresentações como parte da programação de Natal de Niterói. Durante todo o mês de dezembro, parques e praças de toda a cidade, e algumas das principais vias, ganham uma iluminação superespecial para as festas de fim de ano, além de árvores de natal e programação cultural.

Na quarta-feira, dia 4/12, a Camerata Aprendiz se apresenta às 18h30 no Centro Cultural Pascoal Carlos Magno, dentro do Campo de São Bento, em Icaraí. O concerto é dedicado ao rock britânico da banda ‘The Beatles’, através de uma mistura do clássico com o metal, da guitarra com o violino e do baixo elétrico com o violoncelo.

Cametara Aprendiz é composta por 14 músicos e tem como objetivo valorizar a experiência de ser um solista, dando ênfase a composições eruditas e populares de vários períodos, gêneros e nacionalidades. Para esta apresentação, a formação contará com 7 violinos, 2 violas, 2 violoncelos, 1 bateria, 1 baixo e 1 guitarra. No repertório, “Here Comes The Sun”,    “When I’m Sixty-Four”,   “Something”,    “Blackbird”, “Eleanor Rigby”,     “Ob-La-Di, Ob-La-Da” e     “Hey Jude”.

Na quinta-feira, dia 5/12, o Coro Aprendiz se apresenta às 18h30, na árvore de Natal na Praça do Rádio Amador, na praia de São Francisco.

O grupo é composto por 30 crianças e jovens entre 10 e 23 anos, além de professores. A performance aposta em refinamento e inovação, apresentando-se com até oito vozes abertas simultaneamente, além de executar percussão corporal em uma das canções. Sempre acompanhados por um piano e cajon, a formação apresenta um repertório que inclui o Medley Gonzagão de Luiz Gonzaga com arranjo especial de Edu Louro, Que Baque É Esse?” e Jacksoul brasileiro de Lenine, Do Leme ao Pontal de Tim Maia – dentre outros sucessos da MPB.

Coro Aprendiz é o mais novo grupo de referência do Programa Aprendiz. Foi criado para promover a formação dos alunos através da prática coral de excelência, buscando desenvolver a integração social e o gosto pela música, a partir da execução de um repertório diversificado, que inclui músicas eruditas e populares de várias nacionalidades e diferentes estilos e gêneros.

Serviço: 04/12 – quarta-feira – 18h30 – Camerata Aprendiz

Grupo Teatralmente, com Cantigas de Roda Pé especial de Natal

Local: Campo de São Bento, Icaraí.

05/12 – quinta-feira – 18h30 – Coro Aprendiz

Grupo Teatralmente, com Cantigas de Roda Pé especial de Natal

Flash Mob Natalino – Paradoxo Cia de Dança

Local: Praça Rádio Amador, São Francisco.

Sobre o Programa Aprendiz – Música na Escola

É um programa sociocultural sólido e estruturado que desde 2001 tem como missão a promoção da educação musical e da cidadania de milhares de crianças e jovens de Niterói – RJ. O intuito é promover educação musical de qualidade para jovens da rede municipal de ensino da cidade, garantindo o acesso à cultura e às artes – sua formação, produção e difusão.

A partir de um conjunto diversificado de atividades como aulas de iniciação musical, canto coral, prática de instrumentos, formação orquestral e espetáculos artísticos, o Aprendiz amplia e enriquece as percepções e possibilidades de expressão e atuação dos alunos, contribuindo ao reconhecimento de seus papéis históricos, políticos e sociais na transformação da realidade que os cerca. 

O Aprendiz é mantido pela Prefeitura de Niterói sob supervisão direta da Fundação de Artes de Niterói | Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Fundação Municipal de Edução (FME).

Inicialmente, as práticas acontecem dentro das Escolas Municipais de Niterói, facilitando o envolvimento dos alunos e fortalecendo seu relacionamento com a própria instituição. Em outras palavras, o Programa Aprendiz é um valioso instrumento de transformação do centro de educação em um espaço mais atrativo, contribuindo ainda com a melhoria do desempenho escolar e na permanência do jovem na escola, principalmente em territórios mais vulneráveis.

As aulas são gratuitas e os instrumentos musicais são temporariamente emprestados para os participantes. Em um segundo momento, os jovens que apresentam habilidades técnicas mais desenvolvidas podem participar das formações orquestrais e da prática em conjunto na Sala Aprendiz, sede do Programa localizada no Centro de Niterói. Lá, os estudantes seguem tendo aulas de música e passam a aprender teoria e percepção musical (I, II e III), além de participarem dos ensaios e vivenciarem um calendário constante de apresentações e concertos didáticos.

Ao longo de sua trajetória o Aprendiz proporcionou muitas histórias pessoais de sucesso, com alunos tendo suas vidas e de suas famílias transformadas pela música. Assim, seguramente podemos afirmar que o Programa Aprendiz é uma realidade, e que se trata de um dos mais importantes programas socioculturais de musicalização infanto-juvenil ativos no país.