Categorias
NOVIDADES

Andef recebe Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas

De hoje, 21, até o próximo domingo, 25, o melhor do basquete em cadeira de rodas do Brasil passará por Niterói. A  Associação Niteroiense de Deficiente Físicos (Andef), no Rio do Ouro, será palco do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão 2012. A partir de amanhã (21), 10 das melhores equipes do país começarão a disputa com jogos que serão realizados das 9h às 20h, na quadra central da entidade. Participarão cinco equipes de São Paulo; duas do Rio de Janeiro; duas do Pará; e uma do Distrito Federal, distribuídas em duas chaves.

Segundo a presidente da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC), Naíse Pedrosa, a competição reúne a elite da modalidade. “É o top do basquete em cadeira de rodas, que agrega os melhores atletas do paradesporto”, explica. A competição contará com a participação de uma equipe feminina, a All Star Girls, do Pará.

De acordo com Naíse Pedrosa, será o último campeonato que terá equipes feminina e masculina jogando juntas. “Em Assembleia, este ano, decidiu-se que o basquete feminino já passou pelo processo de fomento. Então, a partir de 2103 não teremos mais campeonatos mistos”.

Outro aspecto importante deste campeonato é que o Campeoanto da 1ª Divisão 2013 terá 12 equipes, duas a mais que este ano. Como quatro equipes da 2ª Divisão subirão, uma equipe neste campeonato descerá, considerando a saída da equipe feminina All Star Girls, que participará apenas do Campeonato Brasileiro Feminino.

Abertura – A cerimônia oficial de abertura será realizada hoje, às 19h, no mesmo local das partidas. Os presidentes do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), Philip Craven, foi atleta do basquete, e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, e a presidente da CBBC, Naíse Pedrosa, estarão presentes no evento.

A Andef fica Estrada Velha de Maricá, 4830 – Rio do Ouro – Niterói/RJ. Informações: (21) 3031-3893