Notícias
Viradouro é tricampeã do Carnaval do Rio
A Unidos do Viradouro conquistou o seu terceiro título de campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro.
Foi uma apuração acirrada até o quesito harmonia, disputando décimo a décimo com a Grande Rio. Mas após este quesito, a Viradouro assumiu a liderança e fechou a apuração com 7 décimos de diferença para a segunda colocada, Imperatriz Leopoldinense.
A vermelho e branca do Barreto, em Niterói. desfilou com o enredo “Arroboboi Dangbé”, que contava a força de mulheres negras guerreiras, que integraram um poderoso exército feminino do reino de Daomé (atual Benin), no século XVIII, contando sobre uma batalha que transformou uma cobra em deusa africana.
Desenvolvido pelo carnavalesco Tarcísio Zanon o enredo foi um dos destaques do segundo dia de desfiles na Sapucaí. Um desfile sem erros e que arrebatou o público nas arquibancadas.
O samba-enredo estava na ponta da língua dos componentes e a bateria, comandada pelo Mestre Ciça, incorporou atabaques e foi um destaque à parte.
A festa ficou marcada por muito samba, suor e cerveja de graça para refrescar. Em dia que termômetros chegaram quase aos 40º graus, chuva afastou o calor de quem estava na rua.
A festa está programada para acabar só no sábado após o Desfile das Campeãs.
A escola recebeu apenas três notas abaixo de 10 durante a apuração. Foram três 9.9 distribuídas nos quesitos enredo, mestre-sala e porta-bandeira e alegorias e adereços. Todas foram descartadas.
A Viradouro, que foi a última a desfilar na segunda-feira (12), alcança seu 3º título no Grupo Especial. A escola de Niterói também foi campeã em 1997 e 2020.
Além do terceiro título de campeã do Grupo Especial, a Viradouro também trouxe para Niterói o tradicional Estandarte de Ouro com Melhor Comissão de Frente, prêmio oferecido pelos jornais ‘O Globo’ e ‘Extra’.
Fonte: UOL / Foto: Marco Terranova | Riotur