Categorias

NOTÍCIAS Prefeitura de Niterói começará a fiscalizar Uber e 99 Táxi ​

Carros com placas de fora da cidade serão proibidos.

As regras para aplicativos de transporte como Uber e 99 começarão a ser fiscalizadas em Niterói. Segundo o Prefeito Rodrigo Neves, esta fiscalização e ordenamento serão feitos pelas secretarias de Ordem Pública e de Urbanismo e Mobilidade Urbana. A previsão é de que os secretários Gilson Chagas e Renato Barandier, expliquem como será feito o controle de veículos.

Entre as normas, que foram publicadas por um decreto em 2018, há ainda a proibição da circulação de carros com mais de cinco anos de fabricação e o compartilhamento de informações sobre as viagens com as secretarias.

Segundo o Prefeito, a ideia é fazer valer as regras estabelecidas no decreto municipal: “Niterói recebe muitos veículos de outras cidades por aplicativos, o que acaba prejudicando o trânsito. A regulamentação é para não prejudicar a cidade”, justifica o prefeito.

O que acham as empresas

A Uber considera as regras um retrocesso, que contraria direitos constitucionais de escolha e prejudica a integração metropolitana. A empresa diz, em nota, que as exigências de compartilhamento de informações se opõem às garantias de proteção à privacidade de dados de usuários do Marco Civil da Internet.

A Uber afirma que até agora não foi feita qualquer alteração no app que causará impacto ao usuário de Niterói e que quer manter diálogo com a prefeitura. A empresa avalia que, com a implantação da medida, menos motoristas atuarão na cidade e o número de carros disponíveis pode gerar maior espera ou até ausência de veículos em alguns horários.

A 99 conclui que, ao determinarem vida útil máxima de cinco anos para os carros, as regras não levam em consideração a média de idade da frota brasileira, que é de nove anos, e impedem que milhares de motoristas gerem renda.

E você morador de Niterói, o que acha? Deixe sua opinião! Participe do grupo Niterói ALERTA e envie denúncias da cidade: bit.ly/niteroialerta.

Comments ( 12 )

  • FERNANDO MELLO

    Decreto inconstitucional. Fere o direito de ir e vir. Que construam mais ciclovias, viadutos e túneis.
    É coisa de incompetente natural.

  • Anônimo

    Prefeito é um bandido que merecia estar na cadeia. Cidade de.traficamte..e miliciano

  • Anônimo

    Na minha opinião tem muita gente por trás ganhando para fazer isso, a população tem que ter livre escolha, em qual transporte pegar, as pessoas tem memórias curtas, antes dos aplicativos chegarem, eramos tratados como lixo pelos taxistas, eles usavam carros caindo aos pedaços , sujos etc, sem contar que escolhiam viajem, quantas vezes vocês não escutavam das pessoas que eles recusavam levar as pessoas em distancias curtas, aumentavam os preços etc, ficávamos a merce deles , e os ônibus, precários sem ar condicionados etc,, lembram disso, agora depois que os aplicativos chegaram e tomaram conta do mercado,eles querem melhorar o atendimento, os carros e só agora que eles chegaram que sem clientes eles não vão sobreviver ,, agora eu pergunto,, se não fossem os aplicativos , será que os taxistas e os empresários de ônibus iriam melhorar os seus serviços,,, fica aí a minha pergunta.

  • Edson Santos Lopes

    Sou morador de Niterói, e até entendo que o número de carros na cidade está grande, mas daí impedir que carros com mais de 5 anos possam trabalhar nos apps, isso pode gerar um déficit de arrecadação para os trabalhadores de apps de Niterói e ainda irá diminuir o número de carros trabalhando e isso vai acabar gerando um aumento nos valores das corridas que são pagas pelos passageiros devido o déficit da oferta.

  • Anônimo

    ACHO MUITO COMPLICADO! EXPLIQUE UMA COISA: COMO VÃO SABER COM AS PLACAS QUE NÃO TEM MAIS A CIDADE, DE ONDE O CARRO É? E ACHO QUEM ESTÁ RECLAMANDO MAIS SÃO AS EMPRESAS DE ONIBUS! SAI MAIS BARATO UMA FAMILIA SAIR DE ICARAI E PEGAR UM APLICATIVO PARA O CENTRO DE NITERÓI, DO QUE PAGAR PASSAGEM PARA 4 PESSOAS. MESMO DE TAXI FICA MELHOR!!! FAÇAM AS CONTAS E VEJAM QUEM SERÃO OS ¨VERDADEIROS¨BENEFICIADOS!!! SEM CONTAR, OS BENEFÍCIOS DE SE PEGAR UM VEICULO NA PORTA DE CASA!!!!

  • […] post Prefeitura de Niterói começará a fiscalizar Uber e 99 Táxi ​ apareceu primeiro em Guia de […]

  • Anônimo

    Boa tarde.

    FIQUE BEM CLARO QUE NÃO ESTOU CRITICANDO NINGUÉM, BASTA INTERPRETAR A LEITURA.

    O que vai acontecer é a legalização do serviço, ou seja, tem que ser bom para todos. A Cidade como todos vêem, está com o trânsito insuportável, com motoristas, em geral, parando em qualquer lugar sem ordem, porque sabe que nada vai acontecer, principalmente no horário de pico, saída do trabalho, escolas, etc. Sejamos coerentes. Até agora quem atendia a população eram os táxis e agora eles não prestam? Os APP tem que trabalhar conforme determinado, inclusive pagando os mesmos impostos pagos pelos taxistas, que estão sofrendo como qualquer trabalhador, no bolso também.
    O engraçado que reclamam que está tudo parado, o trânsito não anda, estou cansado(a) de ficar parado(a) neste trânsito e por aí a fora e quando resolvem fazer algo para melhorar o meio de locomoção,reclamam mais ainda. Não vejamos somente o valor barato que se é cobrado, vejamos a qualidade do serviço.
    Infelizmente a cabeça do ser humano é complicada!!!!!!!!!!!

  • Anderson

    Muita falta do que fazer!!!!!

  • Ana Beatriz

    Sou motorista, rodo com carro alugado e agora nao poderei mais trabalhar na minha cidade . Um absurdo isso

  • Amélia

    Mass o que é isso ?? Se o passageiro quer vir de UBER de São Gonçalo ou Rio de Janeiro para Niteroi Não Pode ????

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>