fbpx
Acesse nossas Mídias
BEA_6613

Notícias

Prefeitura conclui contenção de encosta da Paróquia Santo Cristo dos Milagres, no Fonseca

Compartilhe

Acessos à igreja foram concretados, ganhou novas escadas e guarda-corpos

A Prefeitura de Niterói finalizou mais uma obra que integra o conjunto de investimentos inseridos no Plano 450 Anos.

Na manhã desta terça-feira (04/07), foi entregue as novas estruturas de contenção e acesso à Paróquia Santo Cristo dos Milagres, no Fonseca.

Foram investidos R$ 7,5 milhões para a contenção da encosta no terreno onde está situada a igreja e em outros dois pontos na região: um na Travessa Santo Cristo e outro na Rua Hélio.

Os pontos de contenção ganharam novas estruturas com cortina atirantada, canaletas, drenos profundos e os grampos. Também foi feita a concretagem dos acessos e a instalação de guarda-corpos.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, coronel Walace Medeiros, a nova estrutura dará maior estabilidade ao terreno da igreja, eliminando os riscos de deslizamento.

“Essa igreja fica em uma encosta com uma declividade bastante alta. E com o passar do tempo, o processo erosivo em uma área que não era coberta permite a entrada de água. Com isso, o solo foi se movimentando ao longo dos anos e com chuvas fortes ele começou a trazer alguns transtornos para a estrutura da igreja e trazer muitos prejuízos para quem mora lá embaixo.  O muro de contenção e a impermeabilização vai manter a igreja estável, com segurança e também para os moradores que estão na parte de baixo”, explica.

O Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende, esteve na Paróquia Santo Cristo dos Milagres e agradeceu ao prefeito Axel Grael pela obra.

“Quero agradecer ao prefeito e a todos aqueles que se empenharam para que essa obra pudesse acontecer. É um processo onde muitas pessoas se envolveram, muitas pessoas trabalharam para que haja mais segurança, não só para os católicos, a população católica que frequenta a igreja, mas todos aqueles que aqui no entorno possam ter essa segurança. E tudo isso são obras que envolvem até muitos gastos e às vezes as pessoas não reconhecem porque não aparece aí para todo mundo ver. Mas eu acho que o importante é fazer o que é essencial, o que é fundamental para a gente. E a gente agradece em nome da nossa arquidiocese, manifestando essa comunhão”, disse o sacerdote.

Comunidades

Além das intervenções no Morro do Santo Cristo, o município vai levar obras de infraestrutura, urbanização, contenção de encostas e acessibilidade para mais 21 comunidades.

A previsão é de que, este ano, o investimento nas comunidades chegue a R$ 350 milhões. As obras que começarão este ano vão beneficiar as comunidades Maceió; Bonsucesso; Caniçal; Morro do Estado; Morro do Palácio; Papagaio; Sabão; Vila Ipiranga e Morro do Cavalão, entre outras.

Atualmente, existem obras em andamento nas comunidades do Morro Boa Vista; Morro do Zulu; Palmeira; Eucalipto e Jacaré, entre outras.

Em 2023, serão entregues 10 mil títulos de regularização fundiária em todas as regiões de Niterói. Apenas na Comunidade da Ciclovia, em Piratininga, serão 1.277 títulos.


Fotos:  Bruno Eduardo Alves

Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Notícias

Topo
Precisa de ajuda?