Agenda
Música Antiga da UFF e as Canções e danças da renascença inglesa no Teatro da UFF
A música dos banquetes, torneios e cerimônias nos reinados de Henrique VIII e Elizabeth I na Inglaterra dos Seculos XVI e XVII abrem o primeiro Concerto da temporada do conjunto Música Antiga da UFF.
Serviço:
13 de março, domingo – 10h30
Cine Arte UFF
Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí – Niterói/RJ
Ingressos: R$ 10 | R$ 5 (meia)
Classificação etária: Livre
Informações: 3674-7512 | a partir de 14h
A música dos banquetes, torneios e cerimônias nos reinados de Henrique VIII e Elizabeth I na Inglaterra dos Seculos XVI e XVII abrem o primeiro Concerto da temporada do conjunto Música Antiga da UFF. No repertório o grupo apresentará canções como The king of denamark his galliard, de John Dowland, Blow thy horn, de William Cornish, The parson’s fairwell, de John Playford, The leaves be green, de Willian Byrd, dentre outras.
Os brutos também amam e são capazes de compor belas canções. Foi o que demonstrou Henrique VIII (1491-1547), rei da Inglaterra desde 1509 até a sua morte em 1547 que, apesar de ser capaz de repudiar e assassinar suas esposas e seus súditos, foi capaz também de transmitir através de suas músicas o mais puros sentimentos de amor e de alegria. Henrique VIII, o filho mais novo de Henrique VII estava destinado para a vida religiosa, com isso recebeu apurada instrução musical e se mostrou muito hábil nessa arte. Quando se tornou rei em 1509 a música ocupava um lugar de destaque em sua corte estando presente em todas as cerimônias, banquetes e torneios. Henrique VIII deixou muitas de suas belas composições das quais 34 sobreviveram, registradas em um manuscrito organizado durante seu reinado.
Elizabeth I (1533-1603), filha de Henrique VIII e Ana Bolena, sua segunda esposa, chegou ao trono em 1558 e reinou até a sua morte. Sua educação foi supervisionada por Baldassare Castiglione, cujos livros enfatizavam a importância das Artes na formação dos príncipes. A música sempre desempenhou um importante papel em seu reinado e a rainha dava instruções detalhadas aos seus cortesãos a respeito das músicas que desejava em suas celebrações pois considerava a música parte importante do sucesso desses eventos. Sua corte foi palco de inúmeras apresentações musicais e teatrais. Em suas memórias está relatado que em seu leito de morte pediu que seus músicos tocassem para ela pois desejava morrer tão alegre como viveu.
