Notícias
Deputado Federal Carlos Jordy é alvo de operação da Polícia Federal
O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Niterói Carlos Jordy (PL), foi alvo de operação da Polícia Federal nesta quinta (18/01).
Ele é investigado na Operação Lesa Pátria, que visa identificar pessoas que planejaram, financiaram e incitaram os atos antidemocráticos de 08 de janeiro de 2023.
A partir dos mandados de Busca e Apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), os agentes estiveram na casa e escritório do parlamentar no Rio e, também, no gabinete da Câmara dos Deputados.
Jordy é investigado por abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime.
As buscas contra o deputado teriam sido motivadas por mensagens interceptadas trocadas com um grupo de golpistas no Rio, segundo o G1. A operação também mira radicais que acamparam em frente à 2ª Companhia de Infantaria, em Campos dos Goytacazes, após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sair derrotado das eleições 2022.
“Hoje eu sofri uma busca e apreensão da Polícia Federal. Fui acordado às seis da manhã. Estava dormindo com minha filha e com a minha esposa. Fui acordado com fuzil no rosto pela Polícia Federal. Os agentes foram até bem educados. Diziam que estavam fazendo trabalho deles. Mas eu não sabia o que era”, disse em vídeo publicado no X (antigo Twitter).
O parlamentar acredita ser alvo de perseguição política. “O que estão fazendo é óbvio, que tem o intuito de perseguir seus adversários, também estão mirando aí as eleições municipais, já que eu sou pré-candidato a prefeito de Niterói, e é óbvio que tem um viés totalitário, intimidatório, não tem respaldo legal”, afirmou.
Em nota, a Polícia Federal informou que deflagrou a 24ª fase da Operação Lesa Pátria no interior do estado do Rio de Janeiro/RJ. Ao todo, estão sendo cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo STF, sendo oito no estado do Rio e dois em Brasília.