Categorias

NOTÍCIAS Consumidores de Niterói se unem contra a ENEL ​

Centenas de denúncias relatam aumentos abusivos, cobranças indevidas e falta de transparência.

Chegou o verão e com ele o aumento nas contas de luz em Niterói. Muitos moradores se assustaram ao receber a conta do último mês, se deparando com aumentos extremamente altos e muitas vezes, com valores estranhos ou cobranças, no mínimo, questionáveis.

As denúncias se espalham por grupos de facebook da cidade, somando dezenas, todos os dias. Os relatos vão desde dúvidas sobre percentuais de aumento, passando por casos de pessoas que viajaram e mesmo assim tiveram alto índice de consumo de energia, até mesmo casos absurdos onde, apesar do verão e do aumento do consumo, as contas subiram 1000% de um mês para o outro!

A unanimidade se resume em falta de transparência e critérios claros do serviço prestado pela concessionária de energia ENEL (antiga Ampla).

GRUPO DENUNCIE ENEL

A mobilização começou a ganhar corpo a partir do final do mês, quando as contas começaram a chegar para mais pessoas. O Guia de Niterói recebeu inúmeras denúncias e assim, criamos o grupo DENUNCIE ENEL NITERÓI. Nele, os clientes moradores de Niterói, podem relatar seus casos tornando-os públicos, assim como denunciar possíveis abusos, verificação errada, etc.

LEGISLATIVO VAI ENTRAR NA BRIGA

Segundo o vereador Leandro Portugal, a falta de transparência e diálogo com a sociedade é clara, assim como os casos devem ser analisados pela companhia, um a um: “O meu mandato já se mobilizou e, pensando justamente nas pessoas, criou uma página onde todas as pessoas podem enviar suas denúncias e explicar seus casos. Assim, vamos reunir tudo e oficiar a ENEL, para que dê os devidos esclarecimentos. Tivemos relatos graves de eventual abuso de poder econômico, de falta de fiscalização e aferição dos equipamentos de medição de energia, entre outros. “Ainda segundo o vereador, o papel do legislativo é de auxiliar e dar voz para as pessoas junto às grandes entidades. Assim que soubemos dos relatos, já preparamos um ofício que será enviado para a ENEL, e posteriormente, após a coleta de todos os casos dos interessados, vamos fazer outro, para que todos os consumidores sejam respondidos e todos os casos resolvidos. Se for necessário, iremos até mesmo à ANEEL, agência reguladora nacional, para que nos esclareça e comprove que a eficiência dos medidores, os critérios de medição, etc.”

A orientação para todos que acreditam ter erros em suas contas, ou querem ter esclarecimentos da ENEL, o caminho é acessar: bit.ly/denuncieenel, e após isto, receberão instruções por email. Para participar do grupo no Facebook basta acessar www.facebook.com/groups/denuncieenel.

Comments ( 1 )

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>