Notícias
Com quedas frequentes de luz em Niterói, moradores e comerciantes acumulam prejuízos
Interrupções ocorrem três vezes por semana e chegam a durar até 12 horas
Quedas de energia elétrica estão sendo registradas com frequência em alguns bairros de Niterói. No Barreto, interrupções acontecem pelo menos três vezes por semana em ruas como a General Castrioto e a Travessa Monte Alverne. Comerciantes e moradores enfrentam prejuízos e reclamam da demora de até 12 horas no restabelecimento da energia.
— Não sabemos direito o que acontece, mas aqui falta luz praticamente todos os dias. Somos obrigados a usar velas direto e passamos muito calor à noite, com a presença de muitos mosquitos — conta Rosângela Rodrigues, moradora da Travessa Monte Alverne.
Segundo ela, a energia é interrompida por volta das 17h30 e só retorna de madrugada, por volta de 5h30, 6h.
— O jeito é evitar ficar abrindo a geladeira desligada para manter algum alimento ainda frio e não perder tudo o que está lá — diz.
Na última quarta-feira, a interrupção no fornecimento de luz atingia também uma padaria, localizada na Rua Lobo Sarmet. A proprietária, Elisângela Oliveira, que toca o empreendimento há mais de 20 anos, utilizava somente uma das três fases de energia que ainda se mantinha ligada, gelando as bebidas no freezer.
— É constante esta situação aqui. Estamos deixando de fazer até mesmo os pães, porque não temos como ligar nossos fornos elétricos. Estou pensando seriamente em desistir do negócio, depois de todos estes anos — lamenta.
A comerciante relata que somente na semana passada três episódios de falta de luz ocorreram na rua.
— Abrimos protocolo, reclamamos direto, mas ninguém vem ajudar. Desta vez, o motivo que nos passaram foi o estouro de um transformador, mas nem sempre temos respostas e prazo para uma solução — conta.
Com 85 anos, a aposentada Francisca Maria Paschoal também vive um drama pela falta de energia recorrente. Diabética e com pressão alta, ela conta que não consegue dormir à noite.
— Não tenho como dormir direito por causa do calor. Até comer fica difícil, porque o que tinha na geladeira estragou — conta.
Há poucos metros dali, no Posto de Saúde Leopoldina Júlio Diaz Gonzales, a situação não é diferente. Um funcionário que não quis se identificar afirma que há interrupção de energia quase todos os dias, sempre no fim da tarde, após o término do expediente, só retornando no dia seguinte.
— É sempre um corre-corre. O segurança sempre avisa que o posto está sem luz à noite e, no dia seguinte, as vacinas que estavam na geladeira são colocadas em observação. Infelizmente, muitas acabam sendo descartadas — denuncia.
Casos em outros bairros
Além do Barreto, moradores de outros bairros de Niterói vêm reclamando nas redes sociais sobre falta de energia. Na semana passada, na Rua Setenta e Oito, no Engenho do Mato, constavam reclamações sobre a interrupção no fornecimento por mais de 24 horas. O mesmo problema acontecia em imóveis localizados próximos à esquina da Rua Lemos Cunha com Cinco de Julho, em Icaraí; e na Rua José Clemente, no Centro, onde um vídeo divulgado em redes sociais mostrava o exato momento em que uma fiação pegava fogo.
A Enel informa que um desarme afetou o abastecimento de energia para os clientes das das ruas General Castrioto e Lobo Sarmet e da Travessa Monte Alverno e que equipes técnicas foram deslocadas para resolver o problema.
Fonte: Jornal O Globo https://oglobo.globo.com/rio/bairros/niteroi/noticia/2024/01/24/com-quedas-frequentes-de-luz-em-niteroi-moradores-e-comerciantes-acumulam-prejuizos.ghtml
