Notícias
Carnaval 2024: temporal deixa barracão das escolas de samba de Niterói debaixo d’água e lama
Presidentes das ligas da cidade afirmam que ainda precisam calcular os prejuízos; integrantes de agremiações veem risco de adiamento do desfile oficial
Após as fortes chuvas que atingiram Niterói, no início da noite desta sexta-feira (12), o barracão improvisado das escolas de samba da cidade, no Barreto, ficou totalmente alagado.
O local, que era um antigo depósito de carros da NitTrans, e foi cedido às agremiações provisoriamente pela prefeitura, já tinha histórico de alagamentos, segundo Iran Robson, presidente da Liga das Escolas de Samba de Niterói (Lesnit), e Marcelo Serpa, presidente da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói.
O presidente da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói, Marcelo Serpa, afirma que os prejuízos causados pelas chuvas desta sexta-feira ainda estão sendo apurados, para se avaliar sua extensão e saber exatamente o que vai acontecer.
Ele lembra que uma vizinha do local chegou alertar o grupo sobre as recorrentes inundações nos arredores.
— Não posso afirmar, por enquanto, qual é o tamanho do prejuízo.
Mas a água entrou até o nível das rodas dos carros alegóricos e molhou alguns materiais — disse Serpa.
Em nota, a Neltur afirmou que “não tem medido esforços para ajudar as agremiações da cidade” e que, “pela primeira vez em Niterói, as escolas de samba tiveram a subvenção para os desfiles garantidas por uma legislação específica, que instituiu oficialmente o incentivo financeiro ao carnaval, incluindo a fixação de um calendário de pagamento previamente estipulado”.
A empresa disse ainda que “a lei também garantiu reajuste anual, feito de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
A Neltur promoveu ainda workshops destinados a capacitação de todos os trabalhadores e dirigentes das agremiações carnavalescas da cidade, com temas que foram desde gestão financeira e recursos humanos, até prestações de contas com o objetivo de ajudar a profissionalizar o carnaval”.
Por fim, ressaltou que o local dos barracões foi escolhido pelas próprias agremiações, que encontraram o terreno e fizeram os trâmites para a cessão, sem interferência do município.
Fonte: O GLOBO-Niterói
