Zona Norte de Niterói lidera índice de violência - Guia de Niterói
Categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Zona Norte de Niterói lidera índice de violência

Indicadores estratégicos apontam Zona Norte de Niterói como líder no ranking de violência. De acordo com levantamento apontado pelo ISP, região possui a maior concentração de homicídios e roubos.

Indicadores estratégicos do Instituto de Segurança Pública apontam a 78ª DP, Fonseca, como maior concentração de índices de violência. Os registros na Zona Norte concentram 42% dos casos de roubos de veículo, 36% dos casos de letalidade violenta e 32% entre os registros de roubos de rua.

Nessa área, os indicadores aumentaram em 2018, se comparados ao mesmo período de 2017, com exceção aos índices de letalidade violenta que possui uma pequena queda. Roubos de ruas são os índices que mais chamam a atenção, já que possui um aumento de 45%, ou seja, de 583 subiu para 849 nesse mesmo período.

Programa Niterói Presente é esperança para população da Zona Norte

Com a esperança de diminuir crimes na região, moradores acreditam que o programa Niterói Presente é o reforço que precisavam. Alameda São Boaventura é a primeira a ser atendida pelo programa, o que aumenta a sensação dos moradores sobre maior segurança.

Esse é um programa custeado pela prefeitura de Niterói e oferece um patrulhamento diário em Alameda, dispondo de duas viaturas e seis motos para o período que compreende das 06:00 até 22:30 horas.

De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, durante a solenidade de lançamento que ocorreu no Horto do Fonseca, a expectativa é de que o programa contribua com a redução nos índices de criminalidade da Zona Norte.

Programa contribuiu com a redução nos índices de violência em outros pontos

Conforme dados do ISP, Icaraí conseguiu alcançar uma redução nos índices de criminalidade em 19%. Já a região central obteve um índice maior, sendo 33%. Com isso, o prefeito de Niterói está esperançoso de que o mesmo resultado positivo seja alcançado na Alameda.

Ainda na solenidade de lançamento do programa, o prefeito anunciou a ampliação do convênio com o Proeis (Programa Estadual de Integração de Segurança).

Qual o real objetivo desse programa?

O capitão David Costa, coordenador do programa, informou que o Niterói Presente tem como objetivo na Alameda de diminuir roubos e furtos. Para isso, eles vão fazer eventuais rondas entre as ruas transversais, entre os trechos que ficam próximos à via principal. Ele informou também que não haverá ronda durante a madrugada, como ocorre nas ruas de Icaraí hoje.

Opinião dos moradores sobre o programa Niterói Presente

Para os moradores, a ação dos agentes contribuirá para espantar um pouco os ladrões, já que a situação por lá está bastante perigosa. Eles ainda alegam que a madrugada na região possui um cenário bem perigoso.

Porém, outros ainda questionam o por quê de não alcançar todas as vias transversais, bem como questionam também o fato de que a região demorou para ser atendida pelo programa municipal.

Renan Victória, presidente da Associação de Moradores e Amigos de Santa Bárbara, ainda enfatiza que a região registra altos índices de violência e que ainda assim o programa atenderá apenas uma área restrita.

Com a alta criminalidade na região, os motoristas não conseguem encontrar um seguro de carro barato. Enquanto existir essa periculosidade, os moradores terão que arcar com os prejuízos, que não são pequenos, além da privação.

Em defesa a tantos questionamentos, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Segurança informou que a seleção dos locais e horários da região para a implementação do programa possui como base, os índices de criminalidade que foram apurados pelas forças de segurança. Ele ainda termina informando que não existe previsão para que o mesmo seja expandido a outras regiões.

Índice de roubo de veículos registra alta em Niterói

Dados do ISP apontam alta nos registros de roubo de veículos em Niterói. O Instituto de Segurança Pública publicou, na última terça-feira, que, apesar do mês de junho registrar queda nesse tipo de crime, sendo de 11,7% conforme as delegacias de Niterói, ainda assim o acumulado do primeiro semestre acusa um aumento de 11%, se comparado ao mesmo período de 2017.

Vale ressaltar que os dados foram obtidos pelo ISP (Instituto de Segurança Pública), que realiza diversos levantamentos de índices de criminalidades pelo estado do Rio de Janeiro.

Por: Andreia Silveira do SegurodeAutomovel.org.

Comments ( 2 )

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>